fbpx

Dante Camacho

Dante Camacho

Dante Camacho é educador canino, competidor e palestrante internacional de treinamento com mais de 25 anos de experiência. Professor de pós-graduação em Comportamento e Bem-Estar animal, atua também como consultor de treinamento de animais silvestres do zoobotânico de Rio Preto.

Criador da DANTEDOGWORKS, empresa voltada a atualização e formação de adestradores com mais de 1000 alunos no Brasil e exterior, será o instrutor principal do Dog Sports Imersão, evento que ocorrerá em Itu, de 12 a 14 de abril, no Clube de Cãompo.

Nesta entrevista nos explicou sobre o curso e esportes caninos.

Revista My Pet – Como surgiu a oportunidade de realizar o curso Dog Sports Imersão DANTEDOGWORKS em Itu?
Dante – A ideia surgiu após participar de um evento de esportes caninos na Europa no ano passado. Vimos que esse modelo não existia, mas poderia dar certo aqui no Brasil.
Fizemos alguns ajustes para adaptar a nossa realidade e entramos em contato com o Clube de Cãompo, pois era o lugar que tinha a infra estrutura e espaço ideais. Eles toparam e estão dando o maior apoio para o evento.

My Pet – Quando e em que local acontecerá esse evento?
Dante – O evento será fechado e acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de abril, no Clube de Cãompo, em Itu.

My Pet– Como participar? Qual prazo para se inscrever?
Dante – Para participar basta preencher o formulário de inscrição e pagar o valor da imersão. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 10 de abril, caso ainda haja vagas.

My Pet – Há alguma restrição de quem pode participar?
Dante – A imersão é aberta a todos interessados em aprender mais sobre o mundo dos esportes caninos e como apresentar as bases do treinamento das diferentes modalidades.

My Pet – Quais são os formatos de participação?
Dante – Há dois formatos, a participação com cão e sem cão. Os participantes com cães serão 10 e as vagas já foram todas preenchidas. Esses participantes poderão praticar com seus cães os ensinamentos que serão explicados e demonstrados pelos instrutores, os cães participarão em turnos e serão divididos em grupos.

Os participantes ouvintes, serão 30, e acompanharão todo o processo de perto podendo questionar, praticar alguns dos exercícios e auxiliar no treinamento dos cães.

My Pet – O investimento é o mesmo para ambos?
Dante – Não, o investimento para quem participa com cão é maior, pois os mesmos também terão 3 dias de acesso a todas as amenidades do espaço e a um canil privado para seu cão descansar nos intervalos.

My Pet – Há regras e cuidados que devem ser seguidos para quem for participar com cães? Quais?
Dante – Certamente, prezamos muito pelo bem-estar do cão e a boa experiência de aprendizado para todos, por isso lembramos os alunos que esse é um evento sobre esportes caninos, não sobre socialização ou sobre problemas de comportamento.
Só é recomendada a participação com cão se o tutor souber que seu cão fica confortável com a presença e proximidade de outros cães e pessoas.
Três dias de curso é bastante coisa e por isso a maior parte das atividades será feita em grupos pequenos, isso quer dizer que haverá tempo de descanso entre as sessões de treino. Cuidados com a hidratação e alimentação também são importantes e ficaremos de olho para orientar os responsáveis e garantir que todos estejam bem e contentes.

My Pet – Como será o curso? É dividido entre teoria e prática?
Dante – Sim, o curso será dividido entre apresentações teóricas do conteúdo e dos exercícios, depois as pessoas praticarão as técnicas sem os cães e por fim com seus amigos peludos.

Esse é o formato que permite maior eficiência nos treinos e potencializa o aprendizado dos cães e das pessoas.

My Pet – Quais são os esportes que serão ensinados aos tutores?
Dante – Os esportes que serão ensinados serão o Agility, Dança com cães, Frisbee, Obediência, Faro esportivo e Canicross.

My Pet – Pode falar sobre cada um deles e o intuito?
Dante – Claro! Começarei pelo AGILITY: O esporte canino mais popular do mundo, um percurso de obstáculos com saltos, rampas e túneis que deve ser transposto no tempo mais curto possível e sem faltas. Cada percurso é sempre diferente e o condutor deve guiar seu cão através de sinais verbais e linguagem corporal.

. FARO ESPORTIVO: Esse esporte consiste em ensinar o cão a procurar odores pré definidos e indicar ao condutor quando os encontra. A cada estágio as buscas se tornam mais difíceis, com odores menos fortes e muitas opções de distrações.

. FRISBEE: Brincar de frisbee não é algo limitado as pessoas, os cães também adoram e neste esporte o cão precisa pegar o frisbee no ar, percorrendo distâncias grandes ou fazendo saltos e truques para alcançar o frisbee. Lógico que parte importante é o tutor aprender como jogar o frisbee corretamente e ensinar o cão como se posicionar e saltar de maneira adequada para garantir sua segurança.

. CANICROSS: O Canicross é o esporte que mais cresce no Brasil atualmente. É um esporte de corrida e tração, onde tutor e cão correm juntos. Existem regras e equipamentos específicos que visam proteger a saúde do cão, então é importante a dupla aprender como correr corretamente. O cão deve entender comandos para ir a frente, parar e virar a direita e esquerda. O tutor deve sempre estar atrás do cão e nunca a frente tentando arrastá-lo.

. DOG DANCE: Um dos esportes mais bonitos e difíceis, consiste em criar uma coreografia e performá-la com o cão ao som de uma música de sua escolha. Essa coreografia envolve truques e interações que simulem uma dança entre o tutor e seu cão.

. OBEDIÊNCIA ESPORTIVA: Dentre os esportes da nossa imersão esse é provavelmente o mais antigo. Esse esporte consiste em uma série de exercícios básicos e avançados de obediência, como andar junto, sentar, deitar, buscar um halter de madeira, saltar, correr para uma direção apontada e muito mais. Este esporte requer muita concentração e uma conexão forte com o condutor.

My Pet – Quantos profissionais estarão envolvidos nas aulas?
Dante – Serão dois instrutores com mais de 35 anos de experiência somada, tanto os cães quanto seus tutores estarão em ótimas mãos.

My Pet – Quais são os benefícios dos esportes caninos?
Dante – Os esportes caninos foram criados para estimular capacidades e instintos naturais dos cães, por isso os esportes caninos são uma ferramenta poderosa para promover bem-estar.

My Pet – Qual a importância da prática de exercícios para o vínculo entre tutores e animais? E para a saúde do cão?
Dante – Esportes caninos são a maneira definitiva de se divertir com seu cão. Ao mesmo tempo em que se diverte, o tutor fortalece o vínculo com o cachorro, mantém ele em forma e aprende a ensiná-lo a seguir seus comandos e as regras do jogo.
Esportes caninos na sua maioria estimulam os cães a utilizarem seus instintos de forma estruturada, isso faz com que os cães além de se divertirem e se cansarem, também satisfaçam sua necessidade natural de expressar comportamentos, como correr, saltar, perseguir, farejar etc. Além disso a prática de esportes aumenta a concentração, a capacidade cognitiva e retarda o envelhecimento.

My Pet – O que vocês esperam com esse curso?
Dante – Nosso objetivo sempre foi de trazer uma oportunidade para as pessoas experimentarem a prática dos esportes, sem o compromisso de ter que se prender a um programa inteiro de treinamento. Dessa maneira os tutores podem testar qual esporte eles e seus cães mais se identificam, podendo a partir daí usar o conhecimento que adquiriram para investir mais tempo na opção de esporte que mais curtiram.

My Pet – Pretendem fazer outras edições?
Dante – Nossa ideia é fazer disso um evento anual, crescendo a cada ano o número de participantes e até de modalidades esportivas.
Baseado no interesse que esta primeira edição está gerando, acredito que no próximo ano uma nova edição seja necessária.

Por Ana Lúcia Guarnieri

 


Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *