fbpx

Tartaruga tigre d’água: saiba quais problemas de saúde pode ter

Tartaruga tigre d'água:  saiba quais  problemas de saúde pode ter

Espécie deve ser adquirida de criadores legalizados pelo Ibama; não compactue com o tráfico de animais, é crime

As tartarugas tigre d’água ou melhor, os cágados tigre d’água (espécie Trachemysdorbigni), são animais de estimação que conquistaram os corações de quem gosta de pets diferentes.

Silencioso, resistente, com comportamento amigável, visual colorido e relativamente fácil de lidar, a espécie exige alguns cuidados para manter-se saudável. Dieta adequada e equilibrada, limpeza e manutenção correta do aquaterrário, exposição ao sol 15 minutos ao dia, evitar quedas do animal são alguns exemplos.

Dificilmente esse cágado fica doente, se seguidos todos os cuidados necessários para o seu bem-estar. Porém, ao longo da sua vida, algumas intercorrências podem acontecer.
Listamos nas próximas linhas os principais problemas que a espécie possa ter.

Carência de vitamina A

A carência de vitamina A é ocasionada pela alimentação desbalanceada, ou seja, não é ofertado ao animal refeições adequadas.

Os sinais que o cágado apresentará podem ser diversos: pálpebras secas, inchaço nos olhos, perda de apetite e letargia.

O tratamento para correção dessa deficiência será prescrito pelo médico veterinário e geralmente, se baseia com correção da nutrição e administração de um polivitamínico específico para cágado.

Deficiência de cálcio

A deficiência de cálcio pode se dar por dois motivos: nenhum ou pouco contato com o sol e por uma nutrição errada. Pode ocasionar casco irregular ou mole, o que é uma grande adversidade para a saúde do animal.
Este problema pode ser reparado com a correção da dieta e às vezes, com aplicação de vitaminas e cálcio.
É importante ressaltar que o casco do cágado é essencial para a sua sobrevivência.

Infecção intestinal

O principal sintoma da infecção intestinal é a diarreia, que devido aos problemas que ocasiona (desidratação, debilita etc), assim que se inicia é preciso ser tratada com urgência. A prescrição deve ser feita por um médico veterinário.
Esse quadro pode ser causado pela ingestão de alimento em mau estado, alimentação abundante ou ainda, a um excesso de verduras e frutas.

Lesões

As lesões são muito comuns em surgir nas tartarugas por conta de arranhões, batidas, mordidas e quedas.
É de suma importância que sejam limpas corretamente: assepsia do local com água e sabão neutro, curativo e isolamento com material apropriado.
Em casos de maior gravidade, pode ser prescrito uso de antibióticos.

Piramidismo

O piramidismo é fácil de identificar pela carapaça da tartaruga: em casos graves, engrossa e se eleva.
O problema pode ter como causa a falta de exposição ao sol e de umidade. Essa patologia não tem tratamento, porém pode ser evitada e controlada com avaliação prévia.

Problemas oculares

As tartarugas são vulneráveis em relação a doenças oculares, causadas pela contaminação de água suja ou por falta de vitamina A. Nesses casos, os sintomas são visíveis e de fácil percepção: olhos fechados ou inchados e falta de apetite.
A limpeza ocular com soro fisiológico, duas vezes ao dia, faz parte do tratamento, que poderá ainda ser completado com complemento nutricional à base de vitamina A e uso de antibiótico.

Problemas respiratórios

Os problemas respiratórios podem afetar também os cágados, sendo a pneumonia a doença mais comum em surgir.
Os sintomas que o animal poderá apresentar é inclinação para um dos lados quando vai nadar e respiração ruidosa. Em estágios mais avançados, quando há piora do caso, podem também parar de se alimentar. É indispensável levar o animal ao médico veterinário ao notar os sintomas.
O tratamento nesse caso consiste no uso de antibiótico, sendo que em alguns casos, pode ser também indicada a fluidoterapia injetada no subcutâneo.
A doença pode ser evitada, se todos os cuidados com relação ao habitat do animal forem tomados como a utilização de luzes e aquecedores em seus aquaterrários.
Infecções – As infecções respiratórias, causadas pela mudança de temperaturas bruscas, infelizmente também podem afetar a espécie, suscetível a resfriados.
Debilidade e letargia, mucosidade e secreções nasais, perda e apetite e respiração com a boca aberta são alguns sinais que o animal dará quando estiver com essas infecções.
É válido buscar ajuda de um médico veterinário para que o caso não se agrave.

Por Ana Lúcia Guarnieri


Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *