fbpx

Seu cãozinho também pode pegar gripe

Seu cãozinho também pode pegar gripe

A gripe canina pode progredir para a pneumonia e a vacinação é o melhor caminho para proteger o animal.

Muitas pessoas pensam que gripe é uma doença que atinge somente os seres humanos, mas os cães também estão expostos aos vírus e às bactérias que causam a traqueobronquite infecciosa canina, que também é conhecida como “gripe canina”.

A gripe canina é causada pelos agentes virais Parainfluienza ou Adenovírus ou pela bactéria Bordetella bronchiseptica, e até mesmo pela combinação desses dois tipos de agentes.

A gripe canina também é chamada de tosse dos canis, isto porque o sintoma mais comum da doença é uma tosse constante, como se o animal estivesse engasgado. É uma doença na maioria das vezes de baixa gravidade, mas extremamente contagiosa, se espalhando rapidamente em locais onde há aglomeração de animais.

Em alguns casos a gripe canina pode evoluir para pneumonia. Deve-se ter especial atenção aos filhotes e animais idosos, assim como àqueles portadores de doenças crônicas, como cardíacos, diabéticos entre outras.

Os cães de raças braquicefálicas (que possuem o focinho curto), como os buldogues, pugs, boxers e shih tzus também podem apresentar maiores complicações que os demais.

Os sinais de gripe canina:

O sinal mais comum é a tosse, que pode ser seca ou acompanhada de secreção. O início da doença acontece de forma repentina e pode ser confundido com a ingestão de um corpo estranho, como um engasgo, pois o animal parece tentar se livrar de algo preso em sua garganta. Muitas vezes há produção de uma espuma branca, o que também dá a impressão ao proprietário de que o animal está com um quadro de vômito.

Com o passar do tempo a tosse se torna mais evidente e constante. O animal também pode apresentar espirros e secreção nasal e ocular. Caso haja secreção nasal é importante a realização de nebulizações diárias, para ajudar na expectoração e alívio respiratório, evitando a evolução da doença para um quadro mais grave.

O animal também pode apresentar febre e infecções secundárias. Vale lembrar que, para os cães, a temperatura febril é a partir de 39º C, aferida pelo médico veterinário.

Outros sintomas incluem apatia, perda do apetite, cansaço e intolerância ao exercício. Com a chegada das temperaturas mais frias, é bom ficar sempre atento.

Vacinação para gripe em animais domésticos. Quando fazer?

O melhor momento para realizar a vacinação é de 2 a 3 meses antes do inverno chegar (fevereiro/ março/ abril, no Brasil), pois desta forma garante-se maior resposta imunológica durante a época mais fria do ano.

A vacina contra a gripe canina é a melhor forma de prevenção. Ela é facilmente encontrada nas clínicas e hospitais veterinários e pode ser administrada nos cães a partir dos 8 semanas de idade.

Porém, por se tratar de um agente bastante mutável, a vacinação não é garantia de que o animal não vá adoecer. Assim como acontece com os seres humanos, o tempo frio também diminui a resistência dos animais, fragilizando o sistema imunológico e facilitando a ação desses vírus e bactérias, portanto, ainda que esteja vacinado, proteja seu cachorro do frio – mantendo-o em local aquecido e sem vento, boa alimentação e hidratação sempre, e muito importante ficar atento para animais doentes nas proximidades e evite aglomerações de cães durante o inverno.

Escrito por Dra Aline Mori dos Santos (CRMV 24006), proprietária  da Clínica Osso Duro


Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *