fbpx

Apaixone-se pela chinchila!

Apaixone-se pela chinchila!

Espécie pertence à família Chinchillidae;  hoje, a maior parte das chinchilas existentes são domesticadas

Originária nas regiões andinas de países como Argentina, Bolívia, Chile e Peru, a chinchila é um roedor que até 1920, era encontrada apenas na natureza. Após esse período, passou a ser criada em cativeiro.

Tranquila, inteligente, delicada e sociável, a espécie pode ser uma boa opção para quem quer ter um pet diferente. Pode ser ideal também para tutores que moram em apartamentos e que passam boa parte do dia fora de casa, já que a espécie tem hábitos noturnos.

Características

A principal característica física da chinchila doméstica é seu corpo, em formato redondo e maior que muitos roedores domésticos. Mede entre 22 e 30 cm e pesa entre 450 e 900g, sendo as fêmeas maiores que os machos.

Sua pelagem especial, conhecida como uma das mais sedosas da Terra, também se destaca. Para ter ideia da sua densidade, possui entre 80 a 100 pelos em cada folículo.

Quanto a coloração, as mais comuns e procuradas são acinzentadas com toques de marrom e de azul, porém há variações de mais de tonalidades.

Personalidade

A chinchila costuma ser tranquila, comportada e muito inteligente. Reconhece e demonstra como se sentem. Quando confiantes, tendem a ser carinhosas e doces.

Gostam de interação com seus tutores, de ser acariciadas e premiadas com guloseimas. Necessitam de bastante atividade física.

A comunicação desses animais ocorre através de pequenas mordidas de afeto ou de guinchos.

Hábito – A chinchila é um animal de hábito noturno, ou seja, costuma dormir durante o dia e é mais ativa ao enoitecer.

Cuidados

Os cuidados necessários para ter uma chinchila feliz e saudável são diversos. A gaiola, que é a sua “casa”, está nesta lista.

Quanto maior e mais alta, melhor o animal ficará acomodado. Nela deverá conter diversas prateleiras (são excelentes saltadoras e gostam de escalar), toca, roda de roedores e outros brinquedos, específicos para a espécie. Um recipiente com carbonato de sódio, deverá ser disponibilizado 2 ou 3 vezes por semana, para que o animal possa tomar banho também. Após ele rolar pelo pó, basta retirar do recinto. Jamais utilize água.

A limpeza da gaiola deve ser feita com frequência e removido qualquer resíduo. Não se esqueça de mantê-la em local adequado: tranquilo, silencioso e com temperaturas amenas.

Outro item muito importante para a chinchila é a alimentação. Ofereça alimentos extrusados (rações próprias para a espécie), que contenham vitaminas e nutrientes de acordo com as necessidades desse pet. A alfafa também deverá fazer parte da dieta da chinchila, já que ajudará no desgaste dos dentes e estimulará no funcionamento do intestino desses animais.

A interação com os tutores, pelo menos uma vez ao dia, contribuirá para o seu bem-estar. Tire-a da gaiola e proporcione momentos de brincadeira.

Saúde

Dentre os roedores domésticos, a chinchila tem uma das maiores expectativas de vida: entre 10 e 20 anos.

Alguns problemas de saúde podem surgir no decorrer da vida desse animal, principalmente se os cuidados com a espécie não forem os adequados.

São eles: areia nos olhos; golpe de calor; micoses (pele e pelo); parasitas; problemas nos dentes e estomacais.

Como qualquer outro pet, a chinchila deverá ser levada ao médico veterinário regularmente para check-ups.

Por Ana Lúcia Guarnieri


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *