fbpx

A importância dos exames de laboratório para os cães e os gatos

A importância dos exames  de laboratório para os cães e os gatos

A cada dia cães e gatos têm feito mais parte da vida das pessoas, muitas vezes sendo promovidos de animais de estimação para integrantes da família, e por esse motivo seus donos passaram a não medir esforços quando se trata da saúde de seus companheiros e por isso, a Medicina Veterinária também evoluiu, para a felicidade dos animais.

Além da consulta de rotina – aquela que mesmo que o animal não esteja com sintomas – os exames laboratoriais são ferramentas extremamente úteis para prevenção, diagnóstico definitivo de algumas doenças e para o acompanhamento do processo ou dos resultados do tratamento. Nem sempre o exame laboratorial conclui o diagnóstico, funcionando como triagem e, desta forma, deve ser interpretado em conjunto com os sintomas clínicos e históricos do animal, por isso a importância da consulta.

Os exames de rotina, para acompanhamento da saúde do animal devem ser realizados a cada 6 seis meses e são eles: – hemograma, urinálise, parasitológicos, funções renais e hepáticas, colesterol, triglicérides e glicemia. Com os resultados desses excames é possível detectar algumas das alterações mais comuns de forma precoce, aumentando as chances de sucesso terapêutico e garantindo melhor qualidade de vida de nossos pacientes e muitas vezes prolongando a sua vida.

O hemograma (exame de sangue) é um exame de triagem que permite avaliar e diagnosticar anemias, infecções, inflamações, viroses, além de doenças causadas por parasitas sanguíneos como a Babesiose e a Ehrlichiose, conhecidas como “doenças do carrapato”. Já os exames de urina permitem avaliar alguns distúrbios do sistema urinário, como doenças renais ou cistites, além de auxiliar no diagnóstico de outras doenças extra-renais, como por exemplo, doenças hepáticas e Diabetes.

Já as funções renais e hepáticas revelam o funcionamento ou a presença de lesão dos rins e fígado, que infelizmente mostram-se comprometidos em muitos processos que acometem cães e gatos, até mesmo como complicações de outras doenças que parecem nada ter a ver com estes órgãos, como a própria “doença do carrapatto” ou o Diabetes.
Assim como na Medicina Humana, o Diabetes mellitus também acomete cães e gatos e o diagnóstico é dado pela determinação dos níveis de glicose no sangue em jejum. O laboratório também é importante durante o tratamento permitindo o correto ajuste da dose de insulina, por exemplo. Ao contrário do que alguns podem pensar o Diabetes não é exclusividade de animais idosos; algumas raças tem predisposição ao Diabetes juvenil, como o Cocker Spaniel, que pode apresentar sintomas com poucos meses de vida.

A determinação do colesterol e dos triglicérides vem ganhando cada dia mais importância em veterinária já que novos estudos demonstram a participação destes em inúmeras doenças, desde distúrbios digestivos a derrames cerebrais. Podem estar associados à problemas de alimentação inapropriada ou a distúrbios hormonais que envolvem as glândulas tiróide ou adrenais, também doenças freqüentes em nosso meio. Nestes casos, como citado anteriormente, estes exames não “fecham” o diagnóstico mas alertam o veterinário de que algo está errado, direcionando exames mais específicos como as determinações hormonais.
Por isso, é recomendado a frequencia de exames de laboratório para cães e gatos a cada 6 meses. Preservar a saúde com prevenção.

Escrito por Dra Aline Mori dos Santos (CRMV 24006), proprietária  da Clínica Osso Duro


Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *