fbpx

A saúde oral dos pets

A saúde oral dos pets

“A saúde oral é tão importante quanto à vacinação, banho e tosa, visita ao veterinário e exames preventivos para a qualidade de vida dos pets.”

Os banhos e tosas são entendidos como cuidados básicos e essenciais para vida dos bichinhos de estimação, porém há algumas precauções de grande importância que muitas vezes são ignoradas por famílias com pets, e assim deixam seus animais expostos a uma série de perigos que poderiam ser evitados com medidas simples.

Os cuidados com a saúde oral são um ótimo exemplo e, embora muitos não se deem conta, a falta dessa precaução com a higiene da boca dos pets pode significar o começo de problemas graves e que quando não tratados, podem até ser fatais para eles. Isso não é exagero. É uma realidade. Além disso, a alimentação dos animais fica extremamente prejudicada com os problemas de dentição o que acarreta outros problemas de saúde.

“As doenças periodontais (causadas por bactérias e inflamações) são responsáveis por 85% dos problemas na cavidade oral dos pets e a falta de escovação é – sem dúvidas – o principal motivo para isso. Tendo em vista que, dentro de um período de apenas 24 horas, a placa bacteriana já é capaz de se organizar e se transformar em tártaro – fica clara a necessidade de que as famílias com pets estejam sempre de olho nos dentes do bichinho”, comenta Dra. Samira Lessa Abdala, especialista em odontologia veterinária, que atende na Clínica Osso Duro, em Salto/SP

Segundo ela, a manifestação e o desenvolvimento das doenças periodontais nos bichinhos varia de acordo com a imunidade e as características de cada um deles e é indicado que o pet passe por consultas anuais ou semestrais para verificar as suas condições orais e prevenir o aparecimento de problemas.

Nessa avaliação é possível verificar se todos os dentes do pet estão saudáveis, se há a formação de tártaro. Se a resposta for positiva, é possível anestesiar o bichinho e proceder a uma limpeza, evitando que o problema evolua e provoque consequências mais graves. Se os dentes estiverem muito prejudicados, a extração de alguns deles pode ser indicada para melhorar a qualidade de vida do animalzinho, acabar com possíveis dores e evitar que o problema se torne mais extenso e grave.

A gengivite, a perda de dentes são alguns dos problemas que podem se desenvolver nos pets em função da falta de cuidados e higiene oral. Uma infecção bacteriana não tratada pode se espalhar pela corrente sanguínea do pet e afetar órgãos vitais como coração, rins, pulmões e fígado; ocorrências mais graves que podem levar o animal a óbito.

Portanto é indicado que se faça a escovação diária com creme dental para uso veterinário. Importante lembrar que os cremes dentais para humanos não são recomendados para os animais. Existem no mercado muito tipos de escovas e produtos para a higiene oral de animais de estimação. Se a família do bichinho tem dúvidas sobre como deve proceder, ela deve procurar orientações com um especialista.

Escrito por Dra Aline Mori dos Santos (CRMV 24006), proprietária  da Clínica Osso Duro


Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *