fbpx

Doenças importantes que acometem os porquinhos da Índia

Doenças importantes que acometem os porquinhos da Índia

Cálculos urinários:

Os cálculos urinários (ou “pedras”) são estruturas duras como pedra que se formam na bexiga. Algumas vezes se alojam na uretra. Os cálculos em porquinhos da índia são normalmente formados de carbonato de cálcio e são mais frequentes em fêmeas com mais de 3 anos de idade. Em raros casos, cálculos podem se formar nos rins e ureteres. Nestes casos, nem sempre há tratamento. Caso um calculose aloje na uretra, causará muita dor e pode obstruir a passagem de urina. Isso é ainda mais perigoso nos machos, por terem a uretra mais estreita e comprida. Se seu porquinho não está urinando, isso é uma emergência!

Outra condição relacionada aos cálculos são os cristais urinários. São partículas de cálcio que se alojam nas paredes da bexiga podendo causar bastante irritação.

Sintomas:

• Presença de sangue na urina / O porquinho chora ao urinar / O porquinho chora ao evacuar
Se seu porquinho da índia está chorando ao urinar ou evacuar e está com a postura encurvada, leve-o ao seu veterinário de confiança e peça que sejam feitos exames. Lembre-se de que ao sentir dor, o porquinho pode deixar de comer. Respiração dificultosa também pode ser sintoma de dor. Por isso, esteja atento a qualquer mudança no padrão de alimentação ou comportamento de seu porquinho da índia. Pesar seu porquinho semanalmente é uma ótima maneira de acompanhar sua saúde.

O veterinário irá examinar seu porquinho, palpando o abdômen. Como nem todo cálculo é sentido à palpação, é importante que sejam feitos exames, como raio-x (de frente e perfil) ou ultrassom. Um exame de urina poderá ajudar a ver se há presença de bactérias ou sangue na urina.

Tratamento:

O tratamento geralmente é cirúrgico. Ainda que seja necessária cirurgia, é muito importante que o veterinário faça um raio-x imediatamente antes da cirurgia para averiguar se o(s) cálculo(s) permanece(m) ali, ou mesmo se houve formação de novos cálculos. Em geral, porquinhos não conseguem liberar os cálculos por conta própria através do canal urinário, mas isso pode ser possível se forem pequenos.

Prevenção:

Infelizmente, a causa da formação de cálculos urinários em porquinhos da índia ainda não é bem conhecida. A genética parece ter uma grande contribuição. Porém, algumas medidas podem ser tomadas e tem sido de grande ajuda para porquinhos que sofrem deste problema:

•Dieta de qualidade: Como informado, a grande maioria dos cálculos em porquinhos são de carbonato de cálcio. Uma dieta com uma relação cálcio/fósforo equilibrada pode ser de grande ajuda. Isso inclui: Feno de capim à vontade. É a base da dieta do porquinho da índia. / Ração própria para porquinhos da índia com boa relação cálcio/fósforo / Verduras e legumes variados / Aumentar quantidade de líquido.

•Exercício: Incentive seu porquinho a exercitar-se. O exercício incentiva seu porquinho a beber mais líquidos, prevenindo a formação de cristais e cálculos na bexiga. Além disso, exercícios diminuem a chance de que seu porquinho seja obeso, o que trará outros problemas à saude.

•Forração adequada: Mantenha seu porquinho em forração sempre limpa e seca. Se seu porquinho tem pelagem longa, mantenha os pêlos do bumbum sempre bem aparados. Se o cercadinho de seu porquinho está frequentemente sujo e molhado, ele terá maior chances de ter infecções urinárias. Forração com soft é uma excelente alternativa para manter seu porquinho sempre sequinho.

Diabetes:

É uma doença em que o corpo não consegue produzir ou usar a insulina de forma adequada. A insulina é um hormônio produzido pelo corpo, pelo pâncreas, necessário para converter os alimentos em energia. Existem dois tipos de diabetes:

•Diabetes Tipo 1: Também é conhecida como Diabetes Juvenil, pois costuma atingir indivíduos jovens. No caso dos porquinhos, ocorre em geral com porquinho com menos de 1 ano de idade. Neste tipo de diabetes, há necessidade de insulina para o tratamento.

•Diabetes Tipo 2: É uma desordem metabólica em que o corpo não consegue usar adequadamente a insulina que produz. Em geral ocorre com porquinhos adultos (com mais de 1 ano de vida).
A maioria dos porquinhos com diabetes apresenta o tipo 2, que não depende de insulina. Em porquinhos da índia é comum haver remissão da diabetes. Até 1/3 dos porquinhos com diabetes pode recuperar a capacidade de utilizar a glicose sem medicação.

Os sintomas em porquinhos da índia incluem: Catarata de surgimento rápido ou súbito; O porquinho parece estar constantemente molhado; Infecções do trato urinário frequentes; Sede excessiva; Micção excessiva; Perda de peso, mesmo mantendo o apetite normal.

Nem sempre todos os sinais estarão presentes, portanto se você notar qualquer destes sintomas, leve seu porquinho para uma consulta com um veterinário especializado, que avaliará seu porquinho, solicitará exames e verificará qual tratamento é mais adequado. Também será necessária uma dieta adequada, sem alimentos que possam ter açúcar adicionado (frutas podem dadas em pequena quantidade) e sem alimentos ricos em gordura, como sementes e milho. Diminua a quantidade de verduras, incentivando os porquinhos a comer mais feno, que contém fibras.

Problemas Cardíacos:

Existe pouca informação publicada sobre problemas cardíacos em porquinhos da índia. As causas não são claras, embora causas genéticas parecem estar envolvidas. Existem sistemas de diagnóstico usados para avaliar coelhos com problemas cardíacos, como insuficiência cardíaca congestiva, cardiopatias congênicas, arritmias, doenças do miocárdio e doenças das válvulas cardíacas, e estes mesmos sistemas podem ser usados para avaliar porquinhos da índia.

Sintomas de problemas cardíacos incluem:

Perda de energia; Respiração difícil; Tosse ou chiado no peito; Doenças crônicas do trato respiratório; Presença de líquido nos pulmões; Letargia, diminuição da atividade; Perda de apetite e perda de peso; Má oclusão dentária; Aumento do tamanho do coração visualizado em radiografia; Extremidades do corpo e mucosas, como as margens da orelha, podem ficar azuladas ou mesmo feridas por causa de má-circulação; Dificuldade de voltar de anestesia; Dorme profundamente, não foge à tentativa de ser pego.
Observe que alguns sintomas são comuns à problemas respiratórios. Portanto, peça sempre ao veterinário para que cheque ambas as condições.

Todo porquinho com problemas respiratórios recorrentes deve ser avaliado quanto a problemas cardíacos.
O veterinário irá escutar o coração do porquinho com um estetoscópio, verificando se há anormalidades, como arritmia ou sopros. Ele também observará as mucosas, pois palidez ou uma cor azulada podem indicar má-circulação do sangue. Outras ajudas para diagnosticar problemas cardíacos são radiografia, ecocardiograma e eletrocardiograma.

Na radiografia, o veterinário poderá verificar se há presença de líquido no pulmão ou aumento do volume cardíaco.

O tratamento é à base de medicações próprias, como Lasix, Enalapril e Lotensin. Consulte seu veterinário.

Escrito por Dra Juliana Guilherme (CRMV 24006), Médica veterinária especialista em atendimento de animais silvestres e proprietária  da Clínica Veterinária Pet Care Itu


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *