fbpx

Diamante-de-Gould, a ave exótica de cores vivas

Diamante-de-Gould, a ave exótica de cores vivas

Originária da Austrália, pertencente à ordem dos Passeriformes e da família Estrildidae, a ave Diamante-de-Gould é um dos espetáculos da natureza. Suas cores vibrantes, que parecem ter sido pintadas à mão, deixam essa ave exótica ainda mais bonita e encantadora.

Descoberta em meados do século XIX, recebeu esse nome graças a esposa do ornitólogo Jonh Gould (responsável pela catalogação da espécie), que o auxiliava a desenhar os pássaros por ele avistados.
A espécie foi levada à Inglaterra 3 anos após catalogada e a partir daí, foi difundida e conhecida no mundo todo.

Características

Considerada uma ave pequena, que mede de 12 a 14 cm de altura, tem como principal característica física as cores vibrantes e coloridas das suas penas.

Na região da barriga, por exemplo, é amarela enquanto no peito, é visto um roxo bem vivo. Já o dorso, a cor que mais se destaca é o verde claro.

As três principais variações de coloração da cabeça são vermelho, preto e laranja. Em seu bico, pequeno, a cor é clara com a ponta avermelhada ou alaranjada. No pescoço, conta com uma espécie de colar azul celeste, coloração presente também em sua cauda, variando com preto.

Uma particularidade da espécie é que os machos possuem cor mais forte. Essa diferenciação ajuda a atrair a atenção das fêmeas em época de acasalamento e os predadores, com a intenção que a família fuja e se esconda em segurança.

Comportamento

O Diamante-de-Gould é uma ave tranquila e sociável, que gosta de ter a companhia de outros pássaros como espécies de passeriformes.

Para que tenham uma convivência saudável é importante que seja disponibilizado para os exemplares espaço suficiente para todos na gaiola, poleiro, comedouro e bebedouro.

Essa espécie não gosta de contato humano, por isso, é importante que faça somente se realmente for necessário.

Cuidados

Apesar de ser uma ave fácil de cuidar, essa espécie necessita de alguns cuidados, estes essenciais para o seu bem-estar.

A gaiola, por exemplo, deve ser higienizada semanalmente e não deve estar posicionada em correntes de ar nem exposta diretamente ao sol. Quanto ao tamanho deve ser espaçosa e contar com poleiros, brinquedos de madeira, banheira, comedouro e bebedouro.

Um ninho de madeira forrado com grama japonesa, raízes ou outros materiais encontrados em petshops, também agradará a ave.

Em relação a alimentação, outro quesito muito importante de cuidado, é comum ser ofertado uma mistura de alpiste, milheto, painço e sementes. Como complemento, em dias alternados, pode oferecer a ave verduras como couve, chicória e mostarda.

Em época de postura, estresse e mudança de penas é recomendado que seja dado uma farinhada (ovo e farinha de rosca) de qualidade.

Reprodução

O Diamante-de-Gould está pronto sexualmente para a reprodução a partir do 15º mês de vida. Por postura, o casal bota de 4 a 6 ovos, que demoram de 14 a 17 dias para eclodir.

É importante que os filhotes fiquem juntos aos pais pelo menos até completarem seus primeiros 45 dias, já que dependem deles para comer e por serem bastante frágeis, necessitam de proteção.

Expectativa de vida

Se cuidado adequadamente e com manejo correto, a espécie pode ter uma expectativa de vida em torno dos 8 anos de idade.

Por Ana Lúcia Guarnieri

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *