fbpx

As abelhas e seu papel no meio ambiente

As abelhas e seu papel no meio ambiente

Muitas pessoas não tem conhecimento e não fazem ideia do quanto as abelhas são importantes para o equilíbrio do meio ambiente. As que pensam que “servem” apenas para a produção de mel estão equivocadas.

As abelhas são um dos insetos responsáveis da polinização da maioria dos ecossistemas do planeta. Este processo ocorre quando visitam as flores em busca de néctar. O pólen das antenas masculinas da flor gruda no corpo da abelha e passa para o estigma feminino da próxima flor visitada.

A redução do número da espécie preocupa não apenas produtores de apiários, mas também cientistas de diversas partes do mundo.

Impacto – Quando falamos de polinização feita por abelhas de plantas cultivadas para alimentação, como frutas e verduras, isso representa 70%. Já quando falamos de polinização de florestas nativas os números são imensuráveis, já que sem elas, haveria morte de diversos ecossistemas inteiros.

Estudos

Países de diversos continentes estudam e acompanham a mortandade das abelhas. E essa preocupação não é atual, já existe há alguns anos.

Em algumas partes do mundo, como no Hemisfério Norte, houve diminuição de abelhas durante o frio, devido a fatores climáticos.

Já no decorrer do século XX percebeu-se, após estudos e observação, de situações que existiram reduções bruscas de ninhos de abelhas. Esses eventos foram analisados de maneira pontual e caracterizados como reversíveis.

Há cerca de 10 anos, uma série de ocorrências em países da Europa e América do Norte, resultaram em drásticas diminuições no número de colmeias, especialmente entre as utilizadas em um sistema migratório de polinização de culturas. Esse fenômeno ficou conhecido como Colony Collapse Desorder (CCD) ou Síndrome do Colapso das Abelhas.

Ações pelo mundo

Há grupos, em diversas partes do mundo, empenhados em promover ações visando a sua proteção – redução do uso de agrotóxicos; aumento do pasto apícola; incentivo para pesquisa sobe o tema; resgate das abelhas em risco.

Conheça alguns deles: Save the Bees (Greenpeace Europe), The Bee Cause (Friends of the Earth), Save the Honey Bee (PAN – Pesticide Action Network Europe), Save the bees Save the World (World Save bee Fund Germany),Wild for bee (Burt’s Bee – USA), Avaaz (Petição Global para banir os Neonicotinóides), Ong Plan Bee (Chile), SOS Abelha sem Ferrão (Brasil), Bee City USA (EUA), Bumblebee Conservation Trust (Inglaterra) Beelife (Itália).

No Brasil, 500 milhões de abelhas mortas em 3 meses

A morte em grande escala das abelhas é um alerta real. Em apenas três meses, de dezembro de 2018 a fevereiro de 2019, foram encontradas mais de 500 milhões de abelhas mortas em quatro estados brasileiros (São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina).

A mortandade da espécie traz impacto a agricultura, meio ambiente e economia.

Especialistas e pesquisas laboratoriais apontam como principal causador dessa mortandade o contato com agrotóxicos à base de Fipronil e Neonicotinoides. Na Europa, a utilização do Fipronil é proibida há mais de 10 anos.

Para piorar a situação e risco para humanos e abelhas, somente neste ano, foram registrados 325 novos agrotóxicos no Brasil de acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)

Tecnologia a favor das abelhas

Desde 2014 existe um aplicativo chamado Bee Alert. Seu principal papel é coletar dados por geolocalização das ocorrências de desaparecimento e mortes das abelhas numa atividade colaborativa. Apicultores, meliponicultores e comunidade científica são os fornecedores desses dados, que posteriormente são validados pela equipe do CETAPIS, que tem a frente o pesquisador e organizador da campanha “Sem Abelha, Sem Alimeno, Prof. Lionel Segui Gonçalves.

Durante o XI Congresso Ibero Latino Americano de Apiculura 2014, o aplicativo foi reconhecido com medalha de prata no Concurso de Inovação Apícola. Seu uso passou a ser oficialmente indicado pela Filapi para todas as confederações dos países que a compõem.

Desde 2015, após o apoio do projeto Polinizadores do Brasil, o Bee Alert foi desenvolvido para ser utilizado nas plataformas Google e Android.

Ajudando as abelhas

Está pensando se há algo que possa fazer para ajudar as abelhas? Existe sim!

A Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.) indica o cultivo de plantas com flores em vasos ou canteiros, priorizando espécies locais que já estão adaptadas e dão menos trabalho para sua conservação.

Os defensivos agrícolas devem ficar longe do seu jardim. Caso haja necessidade, é aconselhável priorização de sprays a base de água. Não se esqueça de verificar a toxidade do produto para abelhas, além de seguir corretamente as instruções de uso.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *