fbpx

Micaella Cordeiro Cavalcante

Micaella Cordeiro Cavalcante

Micaella Cordeiro Cavalcante é tosadora profissional. Começou a trabalhar na área aos 13 anos, em um Pet Shop de um bairro de Sorocaba, onde ficou por 5 anos. Veio para Itu devido a proposta de trabalho em um conhecido banho e tosa da cidade, permanecendo por 1 ano. Desde 2021, comanda a área de estética canina na Pet Family Pet Shop, em Salto.

Nesta entrevista conversamos sobre os tipos de tosas, importância delas para o bem-estar animal e outras particularidades a respeito da profissão.

Revista My Pet – Há quanto tempo é tosadora?
Micaella – Finalizei meu curso de banho e tosa há 8 anos, desde então adquiri experiência em diferentes locais e busquei me especializar na área, fazendo cursos para aprimorar as tosas, principalmente de raças que tem seu estilo próprio.

My Pet – Sempre gostou de animais?
Micaella – Sim, desde pequena sempre fui apaixonada pelos bichinhos, não podia ver um abandonado na rua que queria levar pra casa. Acabei ficando com 7 gatos e uma cachorrinha e isso me trazia muita felicidade ter conseguido dar amor e não os ver sozinhos passando frio e fome.

My Pet – Como a profissão surgiu em sua vida?
Micaella – Como eu sempre gostei de animais e sempre soube que essa era a minha área, o jeito que arrumei para ter um contato mais próximo com eles tão nova foi fazendo o curso de banho e tosa.

My Pet – Quais cursos foram necessários para se tornar uma profissional?
Micaella – O curso básico de banho e tosa é muito importante, mas os cursos de especialização para cada raça, como o Spitz alemão são essenciais para um trabalho bem feito. Lembrando que o profissional só fica realmente preparado com anos de prática.

My Pet – Quais materiais um tosador profissional deve ter?
Micaella – São inúmeros os materiais essenciais de uma tosadora como máquina de tosa, lâminas de todas as alturas, adaptadores, vários tipos de tesouras como a semi dentada e a curva; pente e desembolador.

My Pet – Em sua opinião, qual é o principal desafio da profissão?
Micaella – Ter paciência tanto com os animais como com os tutores, porque todos são diferentes e exigem cuidados distintos.

My Pet – O que mais te satisfaz como tosadora?
Micaella – A minha maior satisfação é ver o animal aliviado por estar limpo com as unhas cortadas, ouvidos sem sujeiras e pelos macios.

My Pet – Qual é a importância da tosa para o bem-estar animal?
Micaella – Evitar nós que podem causar problemas de pele, evita o mau odor devido a sujeira acumulada nos pelos, a tosa nas patinhas é importante para o animal não escorregar. E a tosa higiênica também é fundamental para melhorar a higiene deles.

My Pet – Quais tipos de tosa existem? Pode explicar sobre elas?
Micaella – Existem diversas:

· Tosa higiênica – nessa tosa higienizamos as partes que acumulam mais sujeira como patas, barriga e genitais, deixando o pelo nessa área bem baixo;

• A tosa na tesoura consiste em um acabamento delicado e demorado. Essa tosa na tesoura no geral é indicada para animais de pelo longo ou que possuem alergia da lâmina;

• Tosa na máquina – É feita com lâminas específicas para pets que são diferentes das humanas e deve ser manuseada por profissionais (pode ser perigoso);

• Tosa bebê – Nessa tosa deixamos o animalzinho com uma aparência fofa, arredondado as patas por exemplo, deixando o corpo com os pelos mais curtos e os pelos do rabo e cabeça mais longos;

• Tosa de raça – A tosa de raça mantém as características próprias da raça. No Schnauzer, por exemplo, se mantém uma saia ao longo do corpo com pelos longos nas patas, focinho e sobrancelha. No Poodle, os pompons nas patas e cabeça;

• Tosa verão – Indicado para pets com muitos nós ou algum problema de pele, consiste em deixar o pelo todo do corpo bem baixinho.

My Pet – Há diversos tipos de técnicas para tosa ou há somente uma? Qual técnica utiliza no seu dia a dia?
Micaella – Existem dois tipos de técnicas de tosa mais comuns, a que fazemos com a máquina e a tosa na tesoura. E com certeza a mais utilizada comercialmente é a tosa na máquina, pois o pelo, quando longo, exige muito cuidado e mais escovação e banhos mais frequentes. Devido a isso a maioria opta por um pelo mais curto.

MyPet – Como é feita uma tosa com segurança para você e para o animal?
Micaella – O animal deve estar sempre com guia e sempre acompanhado para sua segurança, os materiais devem estar limpos e em bom estado e em último caso, se houver necessidade, a utilização da focinheira.

My Pet – Ao falar em tosa sempre associamos ao banho. É recomendado que esses dois serviços sejam sempre feitos juntos ou é possível tosar sem o banho?
Micaella – É recomendado sempre o banho para fazer uma tosa bem feita, pois o pelo sujo estraga os materiais de tosa e não é possível fazer um bom acabamento com o pelo sujo. O pelo limpo assume uma forma mais sedosa podendo assim fazer uma finalização adequada.

My Pet – O que o tutor deve levar em conta na hora de escolher um tosador?
Micaella – Acima de tudo a experiência do profissional e a afinidade (relação) com os pets, pois queremos que nossos “filhos” sejam cuidados com carinho.

Por Ana Lúcia Guarnieri


Recommended Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *