fbpx

Conheça o peixe cirurgião-patela!

Conheça o peixe cirurgião-patela!

Espécie é ótima para aquários domésticos marinhos; beleza é surpreendente

“Oi, eu sou a Dory! Sofro de perda de memória recente”. Se você é fã de desenho e animações da Pixar já conhece essas frases. Sim, é da peixinhaDory, que está nos filmes “Procurando Nemo” (2003) e “Procurado Dory” (2016).

A espécie dessa peixinha fofa e engraçada é chamada de cirurgião-patela (Paracanthurushepatus). Além desse nome, outras nomenclaturas também se referem a espécie como tang azul pacífico, tang azul real, cirurgião comum etc.

Nas próximas linhas, abordaremos algumas particularidades da espécie.

Habitat

O habitat natural da espécie é a água salgada. São encontrados ao longo do Indo-Pacífico (da África oriental ao sul do Japão e a grande barreira de Corais, Samoa e Nova Caledônia.

Permanecem em zonas de corrente, perto de recifes de coral Pocilloporaeydouxi.

Características

O peixe cirurgião-patela tem uma coloração azul brilhante com exceção da cauda e barbatanas peitorais, que são amarelas. Quando adultos, apresentam uma linha estreita de azul escuro ao longo da sua barbatana dorsal.

Possui corpo oval e pode chegar a medir até 30 cm. Sua pele é dura e cheia de pequenas escamas pelo dorso.

Conta com um par de lâminas afiadas e venenosas na base da sua cauda, utilizadas para ataque e defesa de predadores. A coluna caudal tem uma toxina que pode causar uma dor intensa, tanto para humanos quanto a pequenos predadores.

A espécie é considerada a menos agressiva dos tangs.

Alimentação

A espécie é onívora, por isso, alimentam-se de produtos de origem animal e vegetal. Em seu ambiente natural, costumam comer plânctons (principalmente quando jovens) e algas (complementam quando mais velhos).

Já em cativeiro, a dieta costuma ser baseada em ração para onívoros, artêmias e alga nori.

Aquário

O tang azul é uma espécie que tolera outros peixes, desde que o tamanho do aquário seja grande (mínimo de 400 litros).

Se colocado vários exemplares numa mesma instalação, o recomendado é que seja feita de uma só vez (todos inseridos juntos).
A água deve ser mantida entre os 24ºC a 27ºC, ser pura e bem oxigenada. Para prolongar a saúde do peixe é importante uma boa filtração, desnatação de proteínas e trocas regulares de água.

Reprodução

A maturidade sexual dos machos ocorre quando atingem por volta dos 11 cm e das fêmeas, com cerca de 13 cm. Ovíparos, as fêmeas podem liberar até 4 mil ovos de uma vez, que eclodem após 26 horas.

Saúde

É suscetível a infecções parasitárias e algumas doenças, apesar de ser considerado resistente.

Por Ana Lúcia Guarnieri


Recommended Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *