fbpx

Conheça os animais mais tóxicos do Brasil

Conheça os animais mais tóxicos do Brasil

O Brasil é um país rico em fauna e que conta com uma grande diversidade de espécies. Há animais inofensivos, há os predadores e também os tóxicos. Estes últimos, os quais abordaremos, se dividem em animais ativos (atacam usando suas presas) e os passivos (eliminam toxina através da pele, após serem tocados).

Com exceção das cobras, listamos os cinco mais tóxicos existentes em território brasileiro.

Caracol cone de mármore (conus marmoreus)

O cone de mármore é um molusco extremamente tóxico. Apenas uma gota é capaz de matar 20 pessoas. Vive em água salgada e utiliza suas toxinas para aniquilar a presa (faz como se fosse uma injeção). Alimenta-se de outros moluscos e peixes. Em caso de acidente com humanos e sem tratamento adequado, na melhor das hipóteses, trará diversos problemas graves, e na pior, levará a óbito.

Aranha armadeira

Conhecida popularmente como aranha de bananeira e aranha de macaco, a aranha armadeira é extremamente agressiva, assim como a toxina que produz (é comparável a de uma cascavel). Para se ter ideia, 6 microgramas é capaz de matar um rato. Os acidentes com humanos normalmente ocorrem em ambientes domésticos e/ou em áreas rurais, com trabalhadores que coletam cachos de banana. É considerada a aranha mais venenosa e fatal do planeta. Em caso de picada, há antídoto.

Lagarta Lonomia

A toxina da lagarta lonomia pode levar a morte. Ao serem tocadas, as cerdas se rompem e liberam as toxinas. Estão presentes principalmente na região sul, porém são encontradas em outras partes do país. Muitas vezes, os acidentes ocorrem por serem de cor parecida ao tronco das árvores, onde normalmente, são encontradas agrupadas (comportamento típico da espécie). A melhor forma de evitar acidentes é não tocá-la. Existe soro antilonômico, produzido pelo Instituto Butantã.

Rã-dardo-venenosa (Dendrobatídeos)

Dentre os Dendrobatídeos está a rã-dardo-dourada, o animal vertebrado mais tóxico do mundo. Para se ter ideia do poder da sua toxina (batrachotoxin), 2 microgramas é capaz de matar 20 pessoas. Além da dourada, existem ainda outros 100 tipos de Dendrobatídeos, que variam em cor e forma. É a espécie de rã mais venenosa e colorida. A toxina é adquirida por comerem grande variedade de insetos artrópodes selvagens, dentre elas, formigas.

Peixe baiacu (Tetraodontidae)

Conhecido também como peixe balão é o segundo animal vertebrado mais tóxico do mundo. O baiacu é encontrado em água salgada e tem uma substância chamada tetrodotoxina (TDX), considerada cem vezes mais forte que o cianeto.

No Japão é servido como iguaria e deve ser preparado somente por chefes especializados. Em caso de ingestão, pode causar uma morte rápida por asfixia. Não há antídoto, somente tratamento que consiste em lavagem gástrica e medicação para desintoxicação.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *