fbpx

Anael Fahel – @animaliapark

Anael Fahel - @animaliapark

Anael Fahel é fundador do Grupo Expoaqua, responsável pelo Animália Park. Inaugurado em julho deste ano, o Animália está localizado na cidade de Cotia (SP) e conta com uma área de mais de 350 mil metros quadrados.
Abriga um complexo formado pelo Animália Reserva, Forest e Diversão, que une o mundo da preservação ambiental e do entretenimento.
No Animália Reserva, os visitantes poderão ver animais de todos os continentes, inclusive alguns que estão ameaçados de extinção. No Animália Reserva, um dos maiores aviários do mundo, poderão apreciar mais de 550 aves. Já no Animália Diversão, poderão usufruir de momentos de distração em família no parque indoor.
Nesta entrevista, Anael conta como foi a construção do parque até a inauguração, a proposta do local, os trabalhos de educação ambiental que são feitos, da importância da preservação das espécies, do tratamento que os animais recebem e muito mais!

Revista My Pet – Há quanto tempo surgiu a ideia de criar o Animália Park?
Anael – Quando montamos o Aquário de São Paulo, em 2005, eu já pensava em ter um local diferenciado para cuidar dos animais, um local em que a gente pudesse mostrar, do ponto de vista da consciência ambiental, a importância da preservação das espécies como uma causa da sociedade como um todo. Com o Aquário, eu me apaixonei pelas questões dos animais e comecei a pensar em um espaço que fosse diferente de tudo que existia na época aqui no Brasil e onde os animais tivessem espaço para viver. Há quase 20 anos, comprei o primeiro terreno em Cotia e foi aí que os primeiros passos foram dados, de forma gradual e com um misto de intuição e planejamento.

My Pet – Qual foi o período de construção até a inauguração?
Anael – Foram 12 anos ao todo. O Animália é a representação e a realização de um sonho. Os terrenos que formam a área de 350 mil metros quadrados começaram a ser adquiridos há quase 20 anos.

My Pet – O Animália foi inspirado em algum parque ao redor do mundo?
Anael – O Animália traz um conceito totalmente novo e pioneiro, inédito em todo o mundo. A concepção do Animália não foi inspirada em nenhum parque de fora e a gente fica muito feliz que existam retorno do público. Temos avaliações extremamente positivas, gente que diz que o parque é de primeiro mundo, que nunca viu nada parecido na América do Sul e por aí vai. Isso só aumenta a nossa responsabilidade em relação ao padrão e também aponta o tamanho dos nossos desafios. Nós ficamos durante todos esses anos planejando um local de conservação e preservação das espécies, onde os animais tivessem um espaço amplo – bem amplo – para viverem, e onde as pessoas, desde pequenas, aprendessem a importância da preservação e do respeito com os animais. A nossa ideia é colocar as crianças em contato com animais ameaçados de extinção, mostrar para elas o que está em jogo, o papel que elas terão como geração a quem recai a responsabilidade de cuidar do planeta, das espécies, do futuro. Criar consciência e compromisso voltado à preservação das espécies é absolutamente fundamental no mundo de hoje. Além disso, é um espaço onde as famílias podem se divertir e criar memórias afetivas inesquecíveis. De qualquer forma, ficamos lisonjeados quando vemos as pessoas, às vezes, em redes sociais, comparando o parque ao Busch Gardens e Animal Kingdom, na Flórida. Não deixa de ser uma resposta muita positiva que o público tem dado e isso nos anima muito, porque, como eu disse, é a percepção da qualidade do parque ditada por quem nos visita.

My Pet – O parque sempre foi pensado para ser do jeito que é ou o projeto inicial era diferente?
Anael – A ideia sempre foi a mesma: um parque de diversão com reserva ambiental. Lógico que durante 12 anos as legislações mudaram, e fizemos as adaptações e a modernização do que era necessário. Nossa proposta é oferecer um ambiente muito agradável a cada uma das espécies que temos e, com isso, apontar caminhos de consciência e cidadania ambiental.

My Pet – Qual é a proposta do Animália Park?
Anael – Somos uma reserva ambiental, com um viveiro exclusivo para os parâmetros do que existe na América Latina, com 10 mil metros quadrados e 30 metros de altura. Temos, também, uma área coberta de diversão. O parque é um tecido vivo em todos os sentidos e ele vai sofrer transformações, ajustes; nós vamos melhorar o parque dia a dia, fazer com que a visita e a experiência de passar o dia no nosso ambiente seja um programa de família que crie memória afetiva.

Nosso slogan, “É divertido preservar”, porque queremos que as pessoas aprendam e estejam cada vez mais conscientes da importância da preservação da fauna e flora se divertindo, que o parque seja um indutor de criação de consciência da preservação. Seguimos protocolos muito contemporâneos, internacionais, que trabalham essa premissa de transformação de empreendimentos como o nosso.

O manejo animal precisa ser o mais moderno possível, o que mais contempla tendências, práticas, know-how internacional no sentido de reafirmar que o compromisso de preservação da vida animal é um elo de todos nós.

Nosso viveiro, repito, com 10 mil metros quadrados e 30 metros de altura, é uma atração à parte. As pessoas se encantam, se emocionam. É uma experiência muito diferente do que as pessoas estão acostumadas a ver.

My Pet – O Animália Park conta com mais de 350 mil metros quadrados. O que tem mais agradado os frequentadores?
Anael – Tudo! Todas as áreas do parque são um sucesso com os visitantes, mas a área do Animália Reserva, que abriga os animais, e a Animália Forest, que é área do nossos aviário, conquistam o coração dos visitantes, até porque é algo realmente inédito no país. Nessas áreas o visitante tem contato muito próximo com os animais. A gente monitora com muita atenção os sinais que o público visitante nos dá. O parque é feito para eles, para que eles sejam indutores de mudanças.

My Pet – Podemos chamar o Animália Reserva de zoológico?
Anael – O conceito de zoológico se transformou muito nos últimos anos e permanece em constante renovação. O Animália Park é um zoológico moderno, uma reserva ambiental que prioriza a conservação e proteção das espécies.

Integramos diversos programas internacionais de conservação, e muito dos nossos animais vieram desses programas ou foram resgatados e, por isso, não tinham condições de voltar à natureza, como parte das aves que vivem no aviário, recuperadas do tráfico e muitas delas feridas pela ação predatória do homem.

Para cada espécie, temos uma placa informativa. Nela, o público consegue inclusive ver a escala de risco (de extinção) daquele animal.

My Pet – Quantos animais compõe o plantel do Animália Reserva?
Anael – São 1300 animais de 170 espécies

My Pet – De que forma esses animais chegaram aí? São animais resgatados?
Anael – A maioria dos animais do nosso aviário vieram de Centros de Triagem de Animais Silvestres, ou seja, não tinham condições de voltar para a natureza. Aqui no parque, podemos proporcionar bem-estar e qualidade de vidas para esses exemplares, para essas espécies. Temos, por exemplo, papagaios, araras e tucanos nessas condições.
Além disso, o Animália Reserva integra uma rede de pesquisa em âmbito nacional e internacional pela conservação contínua das espécies. Uma dessas parcerias é com o Programa Europeu de Conservação, que segue todas as diretrizes dos EEP”s (European Endangered Species Programme), realizando a gestão populacional das espécies mantidas pelas instituições membros da EAZA (European Association Of Zoos and Aquaria), visando manter populações saudáveis, do ponto de vista genético e demográfico. Dentro dessa parceria o Animália Reserva já recebeu lêmure-negro, cobos-do-nilo, lêmures-de-cauda-anelada e dois rinocerontes indianos.
Somos a 8ª Instituição Brasileira membro da ALPZA (Asociación Latinoamericana de Parques Zoológicos y Acuarios), promovendo o desenvolvimento integral, com foco na conservação, bem-estar e educação ambiental. Integramos também a AZAB (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil), que participa do Plano de Ação Nacional para a conservação das espécies ameaçadas de extinção (PAN), onde são traçadas políticas públicas de proteção e salvaguarda das populações de vida livre. Para a gestão dos programas de conservação, o parque mantém estreita colaboração com organizações de todo o mundo. Tem acordos de cooperação técnica que abrange instituições de diversos países, entre elas: Nacionais: Parque Zoológico de São Paulo, Zoológico Municipal Quinzinho de Barros (zoológico de Sorocaba), zoológico de Itatiba, Zoo Pomerode; Sul-americanos: Parque de LasLeyendas (Perú); Europeus: Zoo Bassin d’ Arcachon (França), Zoo Ostrava (República Tcheca), Zoo de DvurKralove (República Tcheca), FotaWildlife Park (Irlanda), Dubley Zoo and Castle (Reino Unido), Zoo de Lyon (França).

MyPet – Algumas espécies são ameaçadas de extinção?
Anael – Sim, muitas! Onça pintada, Sauim de coleira, Rinocerontes, Kobus, Gnu, Lobo-guará, mutum, urso de óculos, ariranhas, tamanduá bandeira, entre outros.

My Pet – Quais são os cuidados que esses animais recebem?
Anael – Cuidados veterinários diários, alimentação específica de cada espécie com protocolos nutricionais de ponta, adaptação de recinto, além de acompanhamento diário pela equipe técnica da reserva -veterinários, tratadores, biólogos, equipe de manejo e bem-estar animal. Temos um trabalho de enriquecimento ambiental feito com todas as espécies do parque, que têm o objetivo de quebrar a rotina dos animais que vivem sob cuidados humanos. Essas atividades podem ser cognitivas, sensoriais e alimentares.

My Pet – Quantos profissionais estão envolvidos diretamente a eles?
Anael – Cerca de 150 colaboradores direto, sendo veterinários, biólogos, tratadores, equipe de manejo, bem-estar animal e condicionamento e zootecnistas.

My Pet – O Animália Forest é um dos maiores aviários do mundo. Quantas aves vivem lá?
Anael – São 570 aves, de 94 espécies diferentes.

My Pet – Qual espécie de ave é a mais exótica no espaço?
Anael – As espécies mais exóticas no Animália Forest sãos os mutuns-de-bico-azul e o jacu-de-barbela. Essas aves nasceram em criadouros ou são animais resgatados que não tem mais condições de voltar para a natureza.

My Pet – A educação ambiental é uma das preocupações da direção do parque. Quais trabalhos desenvolvem relacionados a essa questão?
Anael–Temos mais de 30 educadores ambientais por toda a área do Animália Reserva. A educação para conservação é muito importante dentro do conceito do Animália Park. Trabalhamos com monitoria aos grupos espontâneos e, recentemente, passamos a receber grupos escolares. Os educadores fazem abordagens diretas trazendo informações sobre a fauna e flora local, ecologia, projetos de conservação, curiosidades e histórias sobre os nossos animais e seus ambientes. Nos viveiros de imersão, os educadores auxiliam no contato próximo do público com os animais, para que a experiência seja segura e significativa.
Temos também placas informativas e estamos implantando painéis interativos, oficinas e brincadeiras para adultos e crianças. O objetivo da educação ambiental é trazer os visitantes para perto da temática ambiental por meio de ações de sensibilização e reconexão com a natureza.

My Pet – Recebem crítica de pessoas desinformadas que veem o local como uma prisão de animais?
Anael – O nosso trabalho é muito sério e envolve instituições e protocolos do mundo todo, e as pessoas não têm porque criticar. Nós trabalhamos para melhorar a preservação das espécies, para reforçar a importância da natureza, do bioma, de cada espécie. Toda e qualquer crítica neste sentido precisa ser repensada porque atuamos na linha de frente da preservação.

My Pet – O que o visitante irá curtir em um dia no Animália?
Anael – O visitante do Animália Park vai ter um dia de diversão, mas aprendendo a importância da conservação ambiental. A dica é chegar cedo e passar o dia todo, 7 ou 8 horas, no parque. Nosso slogan: “É divertido preservar”, porque queremos que as pessoas aprendam e estejam cada vez mais conscientes da importância da preservação da fauna e flora se divertindo. O parque é um indutor de criação de consciência da preservação. Além de tudo isso, o visitante tem 17 atrações divertidas para toda a família aproveitar juntos. Tenho certeza que aqui serão criados momentos felizes que ficarão marcados para sempre na vida de uma criança.

My Pet – Há uma previsão de entrega da parte externa do parque de diversões?
Anael – Este ano ainda. Nos próximos meses, a área externa do Animália Diversão já estará em funcionamento com muitas outras atrações.

My Pet – Qual horário de funcionamento?
Anael – O funcionamento do parque é de quinta a domingo, sendo o Animália Reserva, das 9h às 17h, com entrada até às 15h, e o Animália Diversão, das 10h30 às 19h30. Em comemoração à semana do Dia das Crianças, de 5 a 15/10, o parque funcionará todos os dias da semana, de segunda a domingo.

My Pet – Como comprar os ingressos?
Anael – Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.animaliapark.com.br ou direto na bilheteria do parque.

 

Por Ana Lúcia Guarnieri

 

 


Recommended Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *