fbpx

Apaixone-se pelo gato colorpoint!

Apaixone-se pelo gato colorpoint!

Em função de sua natureza, raça querer muita atenção dos tutores; pelagem é rente ao corpo do animal

Eles são divertidos, brincalhões, ativos, afetuosos e contam com muitas outras qualidades. São a companhia perfeita para quem quer um bichano e tem tempo para se dedicar a ele, já que necessitam dessa atenção.

Originários da combinação do siamês com outros gatos de pelo curto (especialmente americano de pelo curto), a raça colorpoint foi criada por britânicos e americanos em 1940. O objetivo era obter gatos parecidos com os siameses, mas que tivessem coloração diferenciada.

Algumas associações como a Associação Internacional de Criadores de Gatos (AFCA) e a Associação Internacional Felina (TICA)consideram a raça como um tipo de gato siamês. Já a Associação Internacional Felina (CFA), desde 1974, a reconhecem como raça independente.

Características

As características físicas desses bichanos se assemelham aos seus ancestrais siameses. São de porte médio e pesam de 5 kg a 6 kg.

O corpo é musculoso e comprido, com patas esbeltas e cauda longa. A cabeça tem forma de cunha (estreita e mediana), os olhos são amendoados e azuis; orelhas pontiagudas sendo largas na base e longas, seguindo a linha de cunha do crânio.

Quanto a pelagem é curta, fina, muito brilhante e tem padrão colorpoint na parte distal das patas, ponta das orelhas e cauda. São aceitas diversas colorações: azul, carey, creme, chocolate, lilás, lince, malhado e vermelho.

Comportamento

Esses gatinhos são ativos, afetuosos, curiosos, extrovertidos, inteligentes e brincalhões, características semelhantes também aos siameses. São fáceis de educar, aprendem rápido jogos e adoram interagir com seus tutores.

A raça é muito comunicativa e os gatos miam bastante, inclusive emitem mais de 100 tons vocais de miados.

Além de todas essas características comportamentais apontadas, é importante destacar que são animais muito sensíveis. Podem sofrer mudanças rápidas em seu estado de ânimo e também percebem como seus cuidadores estão. Se notam a necessidade dos tutores, não deixam de ficar junto.

Cuidados

O gato colorpoint precisa além dos cuidados básicos com conforto e alimentação (comedouros, bebedouros, ração de qualidade e balanceada, petiscos), de atenção dos seus tutores para que não se sintam sozinhos.

Jogos e muito mimo são bem-vindos principalmente quando estão só. Abuse no enriquecimento ambiental com arranhadores, locais altos para escalarem em segurança, brinquedos interativos etc. Todos estes objetos propiciarão a eles bem-estar e consequentemente saúde, já que mantendo-os ativos contribuirão como prevenção ao ganho de peso.

Quanto a sua higiene, os tutores devem atentar-se a limpeza semanal dos ouvidos, olhos e dentes. Os banhos, devem ser dados somente quando estiverem muito sujos. A raça tem a pele sensível e com tendência a ter problemas.

Já a escovação dos pelos deve ser feita ao menos de 2 a 3 vezes por semana para que assim, evite-se a formação das bolas de pelo.

Consultas rotineiras com médico veterinário, manter o calendário vacinal e desparasitação em dia complementam os cuidados que esses bichanos necessitam para serem felizes e saudáveis.

Saúde

Gatos dessa raça são considerados saudáveis, porém são predispostos a algumas patologias similares as que os siameses podem desenvolver.

Dentre elas estão: alergia alimentar; alteração de comportamento; asma brônquica; amiloidose hepática e renal; câncer de mama; defeitos cardíacos congênitos; estrabismo; hidrocefalia; nistagmo; otite; surdez.

A expectativa de vida de um bichano colorpoint é de 8 a 12 anos.

Por Ana Lúcia Guarnieri


Recommended Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *