fbpx

Conheça espécies de peixes fáceis de cuidar em seu aquário

Conheça espécies de peixes fáceis de cuidar em seu aquário

Aquaristas inexperientes muitas vezes ficam na dúvida de quais espécies ter ou não nesse primeiro momento, principalmente pela dificuldade em equilibrar todas as necessidades dos peixes com o ecossistema criado e equipamentos.

Se esse é o seu caso ou está ainda pensando em entrar para esse hobby nós podemos te ajudar!

Listamos nove espécies, algumas de água doce e outras de marinha, seguindo os seguintes critérios: resistência, parâmetros da água, necessidades básicas em relação a equipamentos e a investimento para manter o animal. Conheça-os!

Beta

Os peixes Beta são animais de cores variadas e que encantam principalmente as crianças. Estão entre as espécies mais conhecidas entre os ornamentais de água doce. Muitas vezes são criados em pequenos aquários sem nenhuma filtragem, pouca manutenção, com parâmetros muito variáveis e poucos cuidados. Infelizmente muitas vezes são maltratados justamente pela resistência que têm. O aquário ideal para este tipo de peixe deve ser de 10 litros. Se mantidos em condições adequadas, pode ser um parceiro de longos anos. Podem interagir com seus donos na hora da alimentação.

Coridora

Os Coridoras são peixes de fundo, que costumam fuçar bastante os substratos em busca de restos de alimentos, por isso não são indicados no aquário uso de cascalhos pontiagudos. Podem chegar a medir até 6 cm, porém é mais comum encontrá-los no tamanho de 4 cm. Aguentam bastante a variação de parâmetros e não precisam de um aquário tão grande (60 cm x 30 cm, no mínimo). Costumam se sentir melhor quando estão em três indivíduos, sendo dois machos e uma fêmea.

Donzelas

Em aquário marinho, os peixes Donzelas estão entre as espécies mais fáceis de manter. Além de bonitos, são resistentes a variação de parâmetros, conseguem viver sozinhos sem a necessidade de outro indivíduos da mesma espécie, aceitam praticamente qualquer tipo de alimento e não crescem muito. Fazem parte também do grupo de exemplares que não requer tanto investimento para aquisição. Quando adultos, podem atingir até 7 cm de comprimento.

Góbis

Os Góbis são muito conhecidos como limpadores de parasitas em outros peixes maiores. Existem mais de 2000 espécies de Góbi, sendo que muitas delas são indicadas para iniciantes, principalmente por serem muito bonitos e atingirem poucos centímetros. São muito resistentes e fáceis de manter no aquário marinho.

Kinguio

Conhecidos também como peixe dourado, o Kinguio é um dos peixes de água doce mais popular para aquários domésticos. São resistentes a variação de parâmetros e fáceis de cuidar. Por sujar bastante o aquário, necessitam de um sistema de filtragem potente. Exigem também um recipiente grande, já que alguns exemplares podem alcançar até 30 cm de comprimento. Além da cor dourada, pode ser encontrado também em outras colorações como branco e vermelho, azul, esverdeado, amarelo, castanho e bicolor.

Lebiste

Chamados popularmente por Gúpi, Guaru, Gupie, Barrigudinho e Mexicano, o Lebiste está entre as espécies mais vistas em aquários ornamentais. Além de serem fáceis de criar e reproduzir em aquários, são bonitos e há uma grande variedade de cores. Para reprodução, precisam de um aquário maior e ter três fêmeas para cada macho. Assim elas não ficarão estressadas com as investidas dos machos. Normalmente chegam até uns 6 cm e gostam de um PH alcalino.

Neon

Conhecido também por Neon-Cardinal, Tetra-Cardeal, Tetra-Cardinal, Tetra-Neon ou Cardinal, os peixes Neon são animais de água doce. Pequenos, atingem cerca de 3 a 4 cm, possuem cor nos tons azul e vermelho brilhantes que refletem bastante a luz dando a impressão de pequenas lâmpadas de neon. Como são extraídos de rio, exigem um PH mais baixo, apesar que são resistentes. Só ficam bem quando estão em cardume – no mínimo de 6 a 7 indivíduos. Devem ser mantidos em aquários maiores.

Palhaço

Os Palhaços são os peixes marinhos mais resistentes e fáceis de cuidar, ideais para iniciantes. Os mais comuns são os ocelares. São resistentes nem relação a pequenas mudanças de PH, salinidade e temperatura. Se dão muito bem em casal e podem ser criados em aquários de 70 litros. Normalmente não medem mais que 12 cm.

Plati

Peixes dessa espécie são tão resistentes e fáceis de criar que são considerados pragas em determinados países. Não exigem aquários muito grandes, não crescem muito e costumam procriar com facilidade. É uma espécie que sem dúvida pode ser facilmente mantida por iniciantes.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *