fbpx

Saiba tudo sobre as carpas Nishikigoi!

Saiba tudo sobre as carpas Nishikigoi!

As carpas Koi fazem parte da cultura oriental; há exemplares e criações em diversas partes do mundo.

Conhecidas também como Koi, ornamentais, coloridas, estampadas e “joias vivas”, as carpas Nishikigoi estão entre as espécies mais conhecidas em todo o mundo. É um tipo de peixe de água doce e muito utilizado por paisagistas e hobbistas na ornamentação de lagos, espelhos d’água e piscinas naturais. Chamam a atenção pela diversidade de cores vibrantes, formato imponente e nado majestoso.

Surgiram no Japão (região de Niigata) há cerca de 180 anos, por mutação genética espontânea das carpas comuns criadas para alimentação. Criadores aperfeiçoaram suas características até obterem três tipos híbridos: Asagui (carpa azul e vermelha), Bekko (branca e preta) e Higou (carpa vermelha).

Cruzamentos e melhoramentos genéticos foram feitos até a definição dos padrões estabelecidos atualmente, com as mais de cem variedades.

Categorias

Cientificamente, todas as carpas ornamentais pertencentes a espécie Nishikigoi, porém devido as suas variações de padrão, são classificadas em exposições que ocorrem pelo mundo por categorias.

Na Categoria A (ou Go Sanke), são 4 variedades: Kohaku, Taisho, Showa e Utsurimono. Já na Categoria B, há mais opções: Bekko, Asagi, Shusui, Koromo, Goshiki, Mujimono, Kawarimono, Kikari Mujimono, Kikari Moyomono, Hikari Utsurimono, Kingirin1, Kingirin 2 e Tantyo.

Exposição – A primeira mostra deste tipo de peixe foi promovida no Japão, por volta de 1912. Aqui no Brasil, o primeiro evento de Nishikigoi foi realizado em 1980. Nas exposições, os peixes participantes devem se enquadrar nos padrões de corpo e estampa definidos pela Zen Nippon Airinkai (ZNA), referência de todas as associações de Nishikigoi do mundo.

Características

As carpas são peixes onívoros, ou seja, comem todo tipo de alimento. Podem ser criadas em vários ambientes, porém adaptam-se bem em viveiros de terra e tanques de concreto, em ambientes internos e externos. Aquários domésticos não são indicados, somente se tiverem grandes proporções.

Seu tamanho varia proporcionalmente ao ambiente em que são colocadas, já que se desenvolvem de acordo com o tamanho do espaço disponível. Podem chegar a 1,20m de comprimento e pesar 20kg.

Possuem um corpo bastante arqueado no dorso e mais retilíneo na região ventral. A boca, pequena, é repleta de barbilhões curtos, que substituem os dentes.

As escamas são cicloides (normalmente arredondadas e lisas) bem grandes e revestem, dependendo da variedade, todo corpo ou apenas alguns aglomerados em certos pontos.

Machos e fêmeas diferenciam-se pela grande nadadeira ventral.

Comportamento – As carpas Nishikigoi são animais pacíficos, que vivem em cardumes e passam a maior parte de seu tempo a procura de alimentos. Com humanos, são extremamente dóceis e facilmente deixam-se acariciar principalmente pelo tratador/dono, que o reconhecerá pelos ruídos.

Alimentação

A alimentação das carpas ornamentais pode ser composta por rações especiais destinadas a espécie (encontradas em pet shops e afins), minhocas, larvas de insetos e até caramujos.

Deve ser oferecida diversas vezes ao dia, porém em pequenas quantias. Em épocas mais frias, como no inverno, podem ser dadas apenas uma vez ao dia.

É preciso que a alimentação seja equilibrada para que as fezes sejam reduzidas e não cause excesso de excrementos, o que poderá gerar o adoecimento do peixe.

Cuidados

Os principais cuidados na criação da espécie são: tamanho do tanque (quanto maior o lago, maior ela ficará); instalação de filtros de boa qualidade; oxigênio na água (não deixar faltar); limpeza do espaço (produtos para esse fim e sem componentes químicos); qualidade da água (PH entre 7 e 7,4); temperatura (até 18 ºC).

Preço

O preço das carpas ornamentais é bem variado e depende de diversos fatores como, por exemplo, o tamanho quando são vendidas. Filhotes são mais em conta.

Para japoneses, carpa Koi está associada à perseverança, força e determinação

Toda cultura carrega junto a si, suas tradições: idioma, vestuário, costumes e também alguns simbolismos.

No Japão, um dos animais simbólicos é a carpa Koi, que para este povo está associada à perseverança, força e determinação. É vista também como sinônimo de coragem, prosperidade, longevidade, fertilidade e geralmente boa sorte geral.

Há uma antiga lenda envolvendo a espécie: uma carpa nadou contra a correnteza e foi transformada em um dragão ao chegar ao topo como símbolo de sua bravura e insistência.

A história é uma metáfora para a superação de desafios (subir a cachoeira) a fim de alcançar o sucesso (virar dragão).

Koinobori – Em 5 de maio, Dia das Crianças naquele país, são utilizados Koinobori, que são carpas coloridas em forma de bandeira. É usada com o intuito de atrair felicidade, inspirar as crianças a trabalhar duro para ter sucesso e desejar que elas se tornem indivíduos corajosos e fortes.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *