fbpx

Mercado pet 2024: confira tendências!

Mercado pet 2024: confira tendências!

Comissão de Informação de Mercado (Coinf) do Sidan prevê movimento crescente do seguimento de 15% neste ano

O mercado pet segue aquecido, movido por tutores que tendem a querer proporcionar cada vez mais comodidade, conforto, segurança e bem-estar aos seus animais.

O que não falta nesse setor são novos negócios e tendências pensadas em oferecer diferentes e inéditas experiências aos donos e seus amados pets, que são mais que animais, tornaram-se integrantes das famílias. Aonde os pais vão, eles estão juntos fazendo companhia.

Cães, aves e gatos seguem liderando o ranking de presença em lares brasileiros e por isso, não faltam produtos e serviços destinados a eles.

Segundo a estimativa do Instituto Pet Brasil, entidade que visa estimular o desenvolvimento do setor de produtos e serviços para animais de estimação, há 58,1 milhões de cães no país, seguidos de aves ornamentais (41 milhões) e gatos (27,1 milhões). Peixes ornamentais ocupam o quarto lugar (20,8 milhões) e répteis e pequenos mamíferos somam cerca de 2,5 milhões. É muito pet e clientes!

Em que apostar?

Todas as tendências do setor surgem de forma gradual e de acordo com as necessidades dos tutores. Empreendedores veem a oportunidade e a colocam em prática, conquistando mais e mais clientes desse nicho pelo diferencial e novidade.

As apostas para esse ano são diversificadas e muitos tutores irão adorar, já que várias delas trarão comodidade principalmente para eles.

Atendimento personalizado

O público desse setor geralmente não mede esforços para promover bem-estar aos seus animais e gostam de um bom atendimento, ainda mais se for personalizado para o seu pet. Está em alta e deve ser consolidado nesse ano.

Os tutores estão buscando uma experiência personalizada que atenda não só às suas necessidades, mas também às necessidades de seus queridos pets.

Ser chamado pelo nome, saber a preferência do animal e outras ações que aparentam ser simples, “aquecem” o coração dos clientes e os tornam ainda mais fieis.

Shoppings

Há diversos shoppings espalhados pelo país que são pet friendly. Neles, há também diversos restaurantes que seguem a mesma ideia, acolher e proporcionar experiência confortável para os clientes humanos e seus animais.

A novidade nesses centros de compras é a criação de parquinhos para pets inspirados nas versões infantis. Funciona da seguinte forma: enquanto os tutores realizam suas atividades no shopping, os animais permanecem brincando nesses espaços ofertando uma experiência incrível ao amigo de quatro patas.
Em São Paulo, no Shopping Frei Caneca, tem a Happy Play Dogs. Há opções de reserva de 30 minutos por R$ 30 ou 3 horas por R$ 70. O espaço conta com diversos diferenciais como profissionais treinados, higienização diárias etc.

Mas atenção, não é qualquer animal que pode participar dessa brincadeira. Há alguns critérios: cães de pequeno e médio porte; sociáveis; protegidos por antiparasitário e vermífugo; com protocolo vacinal completo.

Mix de produtos

Exatamente por verem seus pets como parte da família, os tutores buscam produtos modernos, eficientes, tecnológicos e de maior valor agregado. Vale tudo: caminhas, coleiras, brinquedos e petiscos.
Que tal aumentar o mix de produtos oferecidos aos seus clientes?

Produtos naturais e sustentáveis

Seguindo a tendência de apostar numa alimentação mais saudável, os donos de pets têm buscado produtos veganos, naturais e livres de transgênicos. A busca por petiscos naturais e refeições congeladas está em ascensão e a expectativa é que eles “bombem” nesse ano.

Um estudo recente da Insigthts Parter prevê que esse nicho específico atingirá até 2028, a marca de US$ 15,6 milhões.

Essa “pegada” salutar e sustentável também está em alta além dos produtos alimentares. A busca por eles está também nos brinquedos para enriquecimento ambiental e outros artigos pet.


Serviços

Há duas novidades que estão em alta e têm conquistado tutores pelo país: delivery de produtos pet e consolidação das assinaturas de serviços em pet shops.

A primeira, já conta inclusive com algumas opções de aplicativos que lideram o serviço. O iFood, empresa brasileira que atua no ramo de entrega de refeição por meio da internet, é um deles e já conta com lojas pets cadastradas em várias localidades do país.

É uma boa aposta para o comerciante pela visibilidade e também para o consumidor que recebe o produto em sua porta.

A segunda, adotada principalmente pelas grandes redes e que também pode ser ofertada por empresas de porte menor, é a assinatura de serviços pets. Banho e tosa são exemplo de sucesso neste sentido.

É importante que antes de implementar esse serviço e oferecê-lo aos seus clientes, avalie a viabilidade para o seu negócio. É preciso implementar um cálculo estratégico para garantir a lucratividade.

Turismo

A procura por destinos pet friendly está em ascensão. Cada vez mais tutores tem buscado locais que aceitem seus animais de estimação para que juntos, possam passar dias felizes longe de casa e compartilhar experiências.

Essa busca oferece ótimas oportunidades para agências de turismo, hotéis, restaurantes, clínicas veterinárias e as lojas pets, com a venda de caixas e bolsas de transportes. Envolve uma rede que acaba se interligando para suprir todas as necessidades dos donos desses animais.

Para quem não pode levar o pet para o passeio, também está em alta hotéis e creches pet que contam com sistema de câmeras. Quando bate aquela insegurança ou saudades, basta acessar!

De olho no futuro

O mercado pet está em constante movimento. Fique de olho, que num futuro próximo, muitas outras novidades estarão em alta e trarão novas experiências!

Por Ana Lúcia Guarnieri


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *