Check-up: prevenção é saúde para o pet
Prevenção é sempre o melhor caminho a ser seguido para garantir a saúde e bem-estar do animal de estimação
Você se lembra quando foi a última vez que levou seu pet a uma consulta com um médico veterinário?Tem seguido a periodicidade de acordo com a orientação desse profissional?
Se não se recorda e/ou não tem seguido as recomendações é hora de mudar os hábitos.
É muito importante que esses animais, independente se apresentam ou não algum tipo de sintoma, passem por consulta e façam check-ups rotineiros. Através desses exames, poderão ser detectadas algumas patologias silenciosas. Muitas delas podem ser tratadas a tempo, antes que alcancem estágios avançados e que comprometeriam até a vida do pet. Através do check-up é também possível prevenir doenças.
Falaremos mais sobre o assunto nas próximas linhas.
O que é check-up?
Check-up é uma palavra que tem origem na língua inglesa. É utilizada na medicina humana e veterinária para designar um conjunto de exames clínicos (físicos, laboratoriais, imagem etc.) a que se submete um paciente.
É válido destacar que o atendimento a animais de qualquer espécie deve ser especializado. Um bom exame físico realizado por um profissional capacitado é fundamental para uma triagem e identificação precoce de doenças.
Animais silvestres e exóticos, por exemplo, es-condem os sinais e só manifestam em quadros avançados.
Periodicidade
A periodicidade da realização vai depender basicamente da idade do pet, necessidades e também das condições de saúde do mesmo.
Um animal doente, por exemplo, precisará de um acompanhamento mais rígido num período menor que um saudável.
O mesmo vale para os animais idosos, que requerem uma atenção quando chegam a sua fase sênior, já que é nessa época, que a maioria das doenças se manifestam.
É recomendável que todo animal seja avaliado pelo menos uma vez ao ano, com exceção dos casos citados e de orientação do médico veterinário que faz o acompanhamento do pet.
Exames
Dentre os exames mais comuns de serem solicitados são: hemograma completo (permitirá avaliação das funções renais – ureia e creatinina, e hepática – LF, FA, proteína, AST, GGT, triglicérides e colesterol); glicemia (detectar começo de diabete); ultrassom e raio-x (alteração óssea ou em algum órgão); cardiológicos (eletrocardiograma e ecocardiograma); fezes (observar verminose) e a urina (infecções).
Além desses exames laboratoriais e de imagem, são realizados também exames físicos no animal. Nestes, são avaliados ouvidos, boca, pressão, pele e feitas auscultação cardíaca e pulmonar.
Uma anamnese, com outras informações como comportamento, hábitos alimentares, quantidade de ingestão de água diariamente, também integrarão esse compilado sobre a saúde do pet.
É importante ressaltar que nem sempre os veterinários pedirão todos esses exames citados anteriormente. Serão solicitados conforme a necessidade do animal.
Saiba quais são os exames mais solicitados por espécie
Aves
Os principais exames que podem ser solicitados em check-ups de aves são: fezes e raio-x. O primeiro terá como função detectar parasitas, já que a espécie tem predisposição. Já o segundo, poderá ser usado para avaliar o tamanho dos órgãos (principalmente fígado que pode acumular gordura dependendo da dieta), pulmões (predisposição a pneumonias) e sacos aéreos (inflamação).
Se o paciente apresentar algum sintoma, poderão ser solicitados ainda exames de sangue.
Cães
Em cães, o primeiro check-up pode ser realizado quando o animal completar seu primeiro aniversário. Os exames que normalmente são solicitados nos primeiros anos de vida são: sangue (hemograma completo), glicemia, fezes e urina.
Após os 5 anos de idade, além dos citados, poderão ser pedidos também raio-x, ultrassom abdominal e ecocardiograma.
Após os 8 anos, além de todos pontuados anteriormente, deverá ser feita avaliação da função renal a cada seis meses.
Coelhos
Durante o check-up, os coelhos passarão provavelmente pelos seguintes exames: exames de sangue (funcionamento dos órgãos e se há presença de anemia); fezes (parasitas e vermes); radiografia de crânio (avaliação da dentição); ultrassom abdominal (avaliação motilidade intestinal – predisposição a hipomotilidade e compactação, bexiga urinária – predisposição a cistite e cálculos, e trato reprodutor – predisposição a tumores, no caso de coelhos não castrados);
Gatos
Os exames periódicos a serem feitos em gatos são parecidos aos de cães inclusive as faixas etárias que devem ser solicitados, porém há um cuidado maior com a saúde hepática e renal dos bichanos.
A partir dos 8 anos, as avaliações renais e hepáticas deverão ser feitas a cada seis meses.
Roedores
Os roedores (hamster, twister, chinchilas e porquinhos da índia) devem passar a cada seis meses por exames clínicos. Dentre eles estão os exames de fezes e radiografias.
Por Ana Lúcia Guarnieri
Recommended Posts
Explorando o mundo com nariz. A Importância do Faro para o Bem-Estar do Seu Cão
4 de novembro de 2024
Motivos para Fome Excessiva em Gato: Quando se Preocupar?
4 de novembro de 2024
Serengeti: um gato com ares selvagens e coração aventureiro
4 de novembro de 2024