Conheça o Azawakh!
Raça tem origem africana e em alguns países é chamada de tuareg sloughi; resistência física e agilidade integram os diferenciais desses animais
Protetor do seu território e da sua família, independentes e enérgicos. Essas são algumas características do azawakh, uma raça de cães de origem africana e que surgiu há 1000 anos em Mali.
Há registros que apontam que a raça foi criada com o foco em caça. Foi muito utilizada na captura de gazelas, antílopes e até javalis, graças a velocidade e habilidade para corridas.
Os nômades africanos não permitiam a compra dos exemplares. Eles chegavam a considerar isso uma verdadeira ofensa.
A raça foi reconhecida em 1993 pelo United Kenne. No American Kennel Club, o Azawakh recebeu a designação para grupo Hound e foi registrado no Foundation Stock Service em 1997,
Características
O azawakh é um cão considerado de porte médio: seu peso varia de 17 a 25kg e sua altura de 58 a 74 cm. É muito ágil.
Suas principais características físicas são: magro; ossos e músculos que chamam a atenção; pele fina; tronco que lembra o formato de um retângulo sendo o lado maior na posição vertical; pernas longas; cauda fina, longa e baixa.
Quanto a cabeça, é fina e longa; focinho centralizado e preto; mandíbula alongada formando mordedura tipo tesoura; olhos com formato de amêndoas; orelhas finas no topo do crânio caídas.
A pelagem desse cão é lisa, curta (bem rente ao corpo), bem assentada e de fácil manutenção. São aceitos na raça as colorações fulva (avermelhada e mais comum,) preta, cinza, dourado claro e tigrado em preto. A maioria dos exemplares contam com manchas brancas no peito e extremidades.
Personalidade
O azawakh costuma ser independente, carinhoso, gentil com quem confia, bem-humorado, ter a personalidade forte e bastante brincalhão. Tem como um de seus passatempos favoritos correr atrás de objetos e interagir com os humanos.
Tendem a escolher um ou dois membros da família como seus favoritos. Com estranhos, podem ser des-confiados mantendo-se afastados do possível “inimigo”. Não interagem com essas pessoas de imediato.
Quando socializados desde filhotes, convivem bem com crianças, idosos e outros animais.O adestramento ajudará também numa convivência mais harmoniosa, já que a obediência não é o seu forte.
É um cão que não late muito e não é indicado para casas pequenas e apartamentos.
Cuidados
O azawakh é um cão que tem diversas demandas semelhantes a outras raças: alimentação de qualidade e equilibrada; espaço limpo e confortável; comedouro e bebedouro higienizados adequadamente; calendário vacinal em dia; consultas de rotina com médico veterinário; escovação da pelagem semanal; banhos esporádicos; inspeção com frequência nos olhos e orelhas etc.
Um dos cuidados que os diferencia é a necessidade de exercícios físicos e mentais diários, já que tem uma energia bastante elevada. Pela raça ser de caça, é importante que ofereça a ele espaço para correr livremente e brincar.
Passeios também o manterá alegre. Não esqueça da coleira, já que podem sair em disparada!
Saúde
A tendência dos cães azawakh é serem saudáveis e resistentes, porém alguns exemplares podem apresentar algumas inter-corrências no decorrer da sua vida.
A displasia coxo-femural, sensibilidade a anestésicos, otites, excesso de placa bacteriana nos dentes, doença de Wobbler (estreitamento do canal vertebral) são alguns exemplos dos problemas que podem acometê-los.
A expectativa de vida dos cães dessa raça é até 15 anos.
Por Ana Lúcia Guarnieri
Recommended Posts
Explorando o mundo com nariz. A Importância do Faro para o Bem-Estar do Seu Cão
4 de novembro de 2024
Serengeti: um gato com ares selvagens e coração aventureiro
4 de novembro de 2024
Cachorros na Piscina: Dicas para Garantir a Segurança e a Diversão
8 de outubro de 2024