fbpx

Qual é o nome do seu pet?

Qual é o nome do seu pet?

A inspiração pode ser diversa; escolha requer responsabilidade do tutor

Uma das definições de “nome” no dicionário Aurélio é palavra com que se designa pessoa, animal ou coisa. Sabemos, que muito mais que isso, é uma escolha da forma carinhosa que chamaremos e identificaremos alguém pelo resto da vida.

Há quem acredite, inclusive, que influencia na personalidade de quem o recebe. Tal nome, a pessoa ou animal é calmo ou então muito agitado, bagunceiro, obediente e por aí vai. Você já ouviu essa conversa? Por aqui sim!

Um nome, além do significado em si, pode ser uma forma de homenagem a um personagem de série, de filmes, de familiares, pessoas queridas e muito mais. Quando falamos em nomeação de pets, a criatividade vai além e não tem limites. Vale tudo: comida, personagens de desenhos animados, de histórias em quadrinhos, da literatura, de novelas, de pessoas ou até mesmo animais que marcaram a história.

Quem não é tão jovem e viveu em décadas passadas, por exemplo, deve ter convivido em algum período da sua vida com alguma cachorra chamada Laika. Esse nome foi muito comum e para quem não o conhece, explicaremos o porquê de ter sido a escolha de tantas famílias no passado para nomear os seus animais de estimação.

Laika foi o primeiro ser vivo a orbitar a Terra na missão Sputnik 2, promovida pela antiga pela União Soviética (URSS) e que ocorreu em 3 de novembro de 1957. A cachorrinha, de cerca de 2 anos vivia pelas ruas de Moscou e infelizmente, sobreviveu apenas algumas horas após chegar à órbita por conta do superaquecimento da espaçonave durante a decolagem. O caso virou notícia mundial e o nome da cadela foi muito usado como forma de homenagem.

Outro nome usado num passado não muito distante é Snoopy, inspirado no amado cachorro de estimação de Charlie Brown na tira em quadrinhos Peanuts (criada por Charles Schulz). Ele continua conquistando muitos corações.

Como escolher?

Nem sempre a escolha do nome de um animal de estimação foi da forma como é agora. Com a inclusão dos pets ao ciclo familiar e não mais nos quintais, trouxe uma nova percepção aos tutores nesse aspecto também. Muitos ganham nome humano!

Há um tempo é feita após decisão do tutor ou até mesmo de sugestão dos integrantes da família que irão conviver com o animal.

Na maioria das vezes essa escolha acontece quando o pet chega ao seu novo lar, após todos conhecerem a sua carinha e personalidade.

Na hora das sugestões é válido que as opções sejam curtas, de fácil pronúncia e com som diferente de comandos para não os confundir.

É recomendado também que sejam evitados nomes parecidos com os dos outros moradores da casa.

Com essas informações claras, basta então buscar a inspiração para decidir!

Inspirações

As inspirações para a nomeação de animais de estimação, como já citado, são diversas para os tutores. Dependerá apenas do gosto de cada um.

Para quem gosta de super-heróis, há dezenas de opções. Dentre elas estão: Shuri, Zuri, Robin, Batman, Gordon, Thor, Odin, Loki, Peter Parker, Logan, Violeta, Magneto, Hulk, Mera, Manta, Pantera etc.
Ainda na pegada da cultura geek tem Sonic, Pikachu, Mario, Yoshi, Luigi; os personagens de saga da literatura como Harry, Luke, Leia, Yoda, Frodo, Sherlock.

Se curte a literatura brasileira, Baleia, cachorro e personagem criado por Graciliano Ramos em “Vidas Secas” poderá ser um nome assertivo.

Para os fãs de desenhos, animações e filmes a listagem é longa: Pernalonga, Tom, Jerry, Pluto, Mickey, Minnie, Donald, Margarida, Coragem, Mutlley, Scooby Doo, Costelinha, Brian, Milo, Astro, Pongo, Bidu, Floquinho, Monicão, Sansão, Bela, Morgana, Simba, Nala, Bolt, Fiona, Shrek, Stuart entre outros. Direto das telonas temos Beethoven, Einstein, Lassie, Marley, Milo, Salém e Kripto.

Os nomes de comidas e bebidas também fazem a alegria de tutores. Conhece a Amora? E a Nutella? O Amendoim, a Tequila e o Café também estão por aí?

Há ainda as combinações de dois nomes; cidades e países; famosos e celebridades e muito mais que a imaginação permitir, sempre usando o bom senso pra que seja fácil para o animal ao ouvir seu chamado.

Nomes relacionados a mitologia também são muito usados.

Pesto

O gato do nosso leitor Edson Roberto Francischinelli, adotado há cerca de 2 anos, ganhou o nome de Pesto. A escolha foi influenciada por uma tirinha online que conta o dia a dia de um casal e seus 4 gatos chamada “Our Super Adventure”, a qual tem o costume de ler. “Um dos gatinhos é chamado Pesto, o que me chamou a atenção, por ser diferente dos nomes habituais para gatos. Quando chegou a nossa vez de adotar, eu me lembrei da tirinha e sugeri esse nome. Encaixou perfeitamente! Não apenas porque massa ao molho pesto é um dos nossos pratos preferidos, mas também porque ele demonstrou uma personalidade forte e marcante, tal como o molho de manjericão. E pet com nome de comida é sempre legal, né?”, explicou.

Geleia e Jabu

A nossa leitora Cláudia Romitelli Rocchi também compartilhou os nomes diferentes dos filhos de quatro patas: Geleia Reau (4 anos) e Jabu, que está na família desde o fim do ano passado. “Geleia Reau tem história canina antes. Tivemos uma boxer chamada Mel. Ela teve 11 filhotes e ficamos com um que recebeu o nome de Pólen. Depois chegou a Flor e a Miga, juntando FlorMiga (risos). Daí pra seguir a família recebeu o nome de Geleia Reau (mudado para ser canino). Em dezembro de 2022 Jabu nos adotou. Chegou num dia chuvoso aqui em casa. Colocamos o nome de Jabu por ser preto e ter os olhos de jabuticaba”, contou.

Os mais escolhidos

Uma pesquisa feita pela plataforma DogHero-Petlove, chamada PetCenso divulgada recentemente, apontou os nomes de pets mais populares do Brasil em 2023.

Os dados utilizados para esta pesquisa foram coletados a partir da plataforma que possui um registro de mais de 2,5 milhões de animais de estimação. Você pode conferir essas informações no gráfico abaixo. O nome do seu pet está entre os mencionados?

Curiosidades

Há diversas curiosidades relacionadas aos nomes na internet. Existem listagens de nomes de animais de rico, de pobre, os mais usados para machos ou para fêmeas, de hamsters, porquinho da índia e até de aves.

Se está em busca de um nome diferente, vale a pena a consulta no Google!

Por Ana Lúcia Guarnieri

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *