Manon, o pássaro das particularidades
Ave integra a ordem dos Passeriformes e a família Estrilidae; seu nome, moineaudujapon, tem origem francesa que significa pardal do Japão
Conhecido ao redor do mundo como bengalim-do-japão, society-finch, bengalesefinch e moineaudujapon, o manon é um pássaro com particularidades que encantam os apaixonados por aves e também criadores.
Esse passarinho, encontrado somente em criações domésticas, surgiu a partir do cruzamento de outras aves da família da Lonchurastriata. Biólogos acreditam que as origens genéticas dessa espécie venham da China.
São fáceis de cuidar e possuem uma expectativa de vida entre 5 e 10 anos. Saiba outras informações desse pássaro nas próximas linhas!
Características
O manon é um pássaro com bico pequeno, fino e reto. Mede cerca de 10 a 11cm e pesa em média 10 g.
Suas penas podem ter colorações variadas, características da espécie e um dos traços mais marcantes dessas aves. As cores básicas dessas aves são negro-marrom (parte frontal em negro – asas, peito e face; cabeça – marrom), moka (ausência parcial da cor preta) e canela (não tem nenhuma cor escura).
Há ainda exemplares com a mistura dessas cores como o negro-cinza, moka-cinza, canela-cinza, pastel-negro-marrom, pastel-moka e pastel-canela e alguns com coloração considerada rara nas cores arlequim, branco e albino.
Não apresentam dismorfismo sexual, ou seja, os machos e fêmeas são idênticos fisicamente.
Comportamento
A aptidão materna é um dos principais comportamentos que diferencia esta espécie.
Cuidam dos ovos e filhotes de outras aves como se fossem seus, como um tipo de “ama-seca” de espécies que não são bons pais.
Por este motivo, são muito apreciados.
Alimentação
O manon é uma ave granívora, se alimenta exclusivamente de sementes de plantas e grãos. Para as aves domésticas, pode ser oferecido alpiste, senha, painço e ração extrusada.
A alimentação pode ser complementada com alguns legumes e verduras como chicória, couve, almeirão e jiló, além do mix de sementes. Estas podem ser dadas como um agrado ao passarinho.
É importante que seja ofertada também alguma fonte de cálcio e durante a época de reprodução ou troca de penas, a alimentação dessas aves seja reforçada.
Cuidados
Além da alimentação adequada, proteção do vento e do sol direto principalmente nos horários de maior incidência, os cuidados que esta ave necessita estão relacionados a higiene.
É importante que a gaiola seja corretamente higienizada e limpa com frequência, retirando os dejetos do pássaro. A água e a alimentação devem ser trocadas diariamente e se necessário, mais de uma vez ao dia.
A gaiola que eles permanecerão também deve ter um tamanho adequado (40 cm x 30 cm x 30 cm), sendo mais comprida do que alta. Se adaptam bem a este tamanho.
Reprodução
A reprodução desta ave ocorre durante o ano todo, porém é aconselhável que descansem pelo menos 3 meses.
Desta procriação, geram entre 5 e 8 ovos em média por postura, que demoram cerca de 18 dias para eclodir.
A tarefa de chocar os ovos é dividida entre a fêmea e o macho.
Saúde
A saúde do manon é considerada boa. Esta ave tem boa longevidade, com uma expectativa de vida de 5 a 10 anos, porém é importante que no decorrer da sua existência receba os cuidados adequados e que tenha boa qualidade de vida.
O acompanhamento de rotina com um médico veterinário especializado também contribuirá para a sua saúde.
Por Ana Lúcia Guarnieri
Recommended Posts
Serengeti: um gato com ares selvagens e coração aventureiro
4 de novembro de 2024
Dragão Barbudo! O Fascinante e Carismático Réptil Exótico da Austrália!
8 de outubro de 2024
Cirneco do Etna – O Galgo Siciliano: Um Tesouro de Elegância e Energia
5 de setembro de 2024