Como cuidar de um coelho?
O Coelho é fofo! Encanta crianças e adultos pela sua aparência graciosa e doce. Brincalhão e divertido, possui personalidade própria, gosta de carinho e conquista cada vez mais espaço nos lares brasileiros.
Se está pensando em ter um, atente-se a conhecer a espécie, seus hábitos e expectativa de vida, para que a aquisição seja feita de forma consciente.
Lembre-se que são animais sensíveis, não são brinquedos e exigirão como qualquer outro pet, amor e cuidados, sendo os principais relacionados ao seu bem-estar!
Listamos os cuidados essenciais para ter um coelho como pet.
Alimentação
A nutrição do coelho é específica para cada etapa da sua vida. Feno, ração, frutas e verduras, são itens que farão parte da dieta do animal. A quantidade que deverá ser ofertada de cada um deverá ser discutida anteriormente com um veterinário.
Coelho toma banho?
Os coelhos são animais limpos e fazem sua própria higienização. Não é recomendado dar banho no animal, assim evita-se o estresse e o perigo de entrar água nas orelhas e causar infecção. O banho deverá ser dado somente no máximo duas vezes ao ano e seguindo diversos cuidados.
Escovação e unhas
Algumas raças de coelhos exigem escovação dos pelos diariamente e outras, com menos frequência. Esta ação é importante para a retirada dos pelos mortos e evitar que o animal o engula, o que pode ocasionar problemas gastrointestinais. As unhas, se crescerem em excesso, poderão ser aparadas com cortador específico;
Coelho precisa de exercícios?
Os coelhos são animais ativos e que precisam ao menos duas vezes ao dia, de atividades físicas. Deixá-lo livre, com alguns brinquedos próprios para a espécie, é uma opção que o agradará. Outra alternativa é leva-lo para passear. Hoje, já existem disponíveis no mercado pet, coleiras próprias para o animal.
Gaiola/casinha
Caso mantenha o animal em gaiola, deverá levar em conta o seu tamanho (dimensões mínimas de 70x50x50cm). Dentro da gaiola deverá ter: bandeja com areia especial para que faça as necessidades, bebedouro, tigela para alimentação, cama ou toalha de algodão para descansarem à noite, madeiras para roer (nunca devem ser tratadas).
Recommended Posts
Alessandro Carlo Bernardi Valério
4 de novembro de 2024
Superar a Perda de um Cão ou Gato: Estratégias de Cura Emocional
8 de outubro de 2024
Quais peixes podem viver juntos no aquário sem brigas?
2 de agosto de 2024