fbpx

LaPerm, o gato de personalidade afetuosa e dócil

LaPerm, o gato de personalidade afetuosa e dócil

Por soltarem pouquíssimo pelo, raça é considerada hipoalergênica

Originária dos Estados Unidos (Oregon), a raça LaPerm é considerada recente. Isso porque foi reconhecida somente em 1997 pelos clubes de gatos americanos.

Diferente do que se possa imaginar, o início dela se deu a partir de uma modificação genética ocorrida de forma espontânea, ou seja, sem interferência humana. O primeiro filhote da raça nasceu sem pelos e com orelhas grandes. Somente após alguns meses sua pelagem ondulada, uma das suas principais características físicas, surgiu.

A particularidade do gatinho então despertou a atenção de diversas pessoas. 10 anos após seu nascimento, sua criadora decidiu que queria desenvolver uma raça com essas características. Outros criadores também se interessaram pelos LaPerm.

Hoje são desejados por amantes de bichanos do mundo todo não apenas pela sua aparência, mas principalmente por conta do seu temperamento.

Características

O LaPerm é um gato de tamanho médio. Sua altura varia de 25 a 30 cm e peso, de 3 a 8 kg, sendo as fêmeas mais leves e menores.
Conta com o corpo forte, com uma musculatura bem marcada. A cabeça é de tamanho médio em formato triangular; focinho longo; olhos ovais com cor variável; orelhas largas e triangulares com pequenos tufos de pelos; cauda larga na base e um pouco mais fina na ponta com uma longa camada de pelos.

Vale destacar a pelagem da raça, encaracolada, que pode ser curta, média e longa. O aspecto dela é elástica e fina.

A variação da tonalidade pode ser qualquer possibilidade existente. Não existindo limitações quanto a isso.

A expectativa de vida do LaPerm é de 15 a 18 anos.

Comportamento

Ativo, inteligente, afetuoso, brincalhão e curioso. Além dessas particularidades comportamentais, o LaPerm pode ser intitulado também como bondoso, gentil, obediente e apegado aos donos.

Não toleram bem a solidão, por isso é importante que sempre tenham companhia ou fiquem sozinhos por um prazo curto. Desde que socializados desde filhotes, gostam de todo tipo de companhia, inclusive de crianças e outros pets.

São adaptáveis aos mais diferentes ambientes: de pequenos apartamentos a grandes casas. É imprescindível que tenham ao seu alcance diversos brinquedos e entretenimento.

Dentre suas brincadeiras favoritas estão as de perseguição e as que tem a participação dos pais humanos.

Cuidados

O principal cuidado para manter o bem-estar dos bichanos dessa raça é proporcionar a eles um tempo de brincadeiras e exercícios. Se for na companhia de seus tutores, ficarão ainda mais felizes.

Em relação aos seus pertences, é importante que tudo seja higienizado adequadamente: do comedouro aos brinquedos.

A alimentação deve ser balanceada e sempre estar disponível fontes de água potável.

Quanto a escovação dos pelos, dependerá do tamanho. Nas pelagens curtas e médias, basta escová-las em média 2 vezes na semana. Já se forem longas, deverão receber esses cuidados diariamente para evitar a formação de bolas de pelo e nós.

Saúde

Animais LaPerm são considerados saudáveis, porém assim como bichanos de outras raças, podem sofrer de doenças comuns de gatos.

Para manter a saúde do seu felino, mantenha a carteira vacinal em dia e o leve para as consultas rotineiras com o médico veterinário da sua confiança.

Por Ana Lúcia Guarnieri


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *