Saiba tudo sobre o mastim napolitano!
Conhecido também como napolitan mastiff e mastino napoletano;
no passado foram muito utilizados como cães de briga e de guarda
Originária da Itália, da região da Campânia, a raça mastim napolitano está entre as mais antigas que se tem conhecimento. Há publicações que apontam que foi criada por volta dos 100 a.C. .
Segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), a raça é um descendente do grande Molosso Romano, descrito por Columella no século I d.C. em sua obra “De re rústica”. Difundido em toda a Europa pelas legiões romanas, com as quais combateu. É o ancestral de muitas outras raças de mastiffs desenvolvida em outros países europeus e sobreviveu por muitos séculos na zona rural ao pé do Vesúvio e na região de Nápoles.
O mastino napoletano ressurgiu após 1947, graças à tenacidade e à devoção de um grupo de amantes da raça.
A raça foi reconhecida internacionalmente pela Federation Cynologique Internationale (FCI) em 1949. Já pelo American Kennel Club, somente em 2004.
Características
O mastim napolitano é um cão considerado de porte gigante. Os machos devem ter altura de 65 a 75 cm enquanto as fêmeas, de 60 a 68 cm. Outro quesito importante que é diferenciado de acordo com o sexo do animal é o peso. Eles pesam de 60 a 70 kg e elas, de 50 a 60 kg.
As características gerais de aparência da raça são: pele com bastante rugas e dobras pelo corpo; estrutura grande, pesada e maciça, de aspecto volumosa; cabeça curta e maciça, de crânio largo e achatado com focinho largo e alto; orelhas triangulares; olhos afastados com a íris mais escura que a pelagem; pescoço forte; peito profundo; dorso musculoso; cauda grossa na base a afinada na ponta.
A pelagem é curta, áspera e dura, bem colada e uniformemente lisa. Quanto a coloração, as preferidas são o cinza e o preto, mas são aceitas também as de tom castanho, ruivo ou ruivo-intenso (cervo). Podem ser malhadas.
Temperamento
Os mastins são territorialistas, espaçosos, ótimos cães de guarda, inteligentes e companheiros leais. A personalidade forte é outra característica marcante, por isso é importante que seja feita desde filhote a sua socialização e adestramento.
Sempre vigilantes, protegem tanto o território em que vivem como sua família humana. É um pet indicado para famílias com crianças maiores e para tutores experientes.
Cuidados
Diversos são os cuidados que o mastim napolitano necessita para o seu bem-estar: alimentação adequada, de qualidade e balanceada para evitar a obesidade; escovação dos pelos semanalmente; atividades moderadas diariamente (pouco tempo de brincadeiras, curtos períodos de corrida livre, jogos e caminhadas); caminha, comedouro e bebedouro sempre limpos.
Em relação a higiene, a atenção deve ser dada a rotina de banhos com produtos adequados e secá-los muito bem para evitar problemas de pele; aparar as unhas; escovação dos dentes.
Como babam muito, é importante que sejam sempre limpos para evitar mau odor na pele e boca. As rugas merecem um cuidado a mais.
Sobre o ambiente que irá viver é adequado que o quintal seja grande, murado ou cercado. A atenção deverá ser redobrada com piscinas (não são bons nadadores) e escadas (por serem desajeitados, podem cair com facilidade e se machucar), principalmente quando ainda filhotes.
Saúde
Devido as suas características físicas (porte gigante) os cães dessa raça são predispostos a algumas doenças. Dentre elas estão a displasia coxofemoral, alterações cardíacas, deficiência de cálcio e dermatites variadas.
É válido que o tutor faça acompanhamento com um médico veterinário rotineiramente para avaliações e para manter a saúde do seu grandalhão em dia.
A expectativa de vida é de 8 a 10 anos.
Por Ana Lúcia Guarnieri
Recommended Posts
Explorando o mundo com nariz. A Importância do Faro para o Bem-Estar do Seu Cão
4 de novembro de 2024
Serengeti: um gato com ares selvagens e coração aventureiro
4 de novembro de 2024
Cachorros na Piscina: Dicas para Garantir a Segurança e a Diversão
8 de outubro de 2024