Apaixone-se pela raça Shiba Inu!
Raça por muito tempo foi considerada símbolo da família real japonesa; esses cães já foram utilizados como caçadores de pequenos animais
Originária do Japão, a shiba inu é considerada uma das raças tipo spitz mais antigas do mundo. Para se ter ideia da sua longevidade, há representações desses cães em ruínas do ano 500 d.C.
Sua popularidade dá-se principalmente como cão de companhia. São considerados carinhosos e leais com seus tutores além de serem, é claro, muito fofos.
Costumam ser silenciosos e adaptáveis as mais diferentes moradias. Tem sido opção para pessoas que moram em apartamentos e para as que ficam boa parte do dia fora de casa.
Conheça a raça, os cuidados e características desses cães nas próximas linhas.
Características
O shiba inu lembra o akita inu, um dos seus parentes mais próximos. É um cão considerado de porte pequeno: pode medir de 35 cm a 45 cm de altura e pesar, quando adultos, até 10 kg.
Suas principais características físicas são: orelhas pontiagudas, olhos amendoados, focinho fino, peito robusto, músculos bem desenvolvidos, cauda grossa vigorosamente enrolada ou curvada em forma de foice.
A pelagem é curta, áspera e reta, podendo a coloração ser vermelha, preta e castanha, bege, sésamo (mistura de todas as colorações num todo), preto sésamo (mais pretos que brancos), vermelho sésamo (cor básica vermelha misturada com pelos pretos).
Todas as cores devem obrigatoriamente ter urajiro, que são zonas de pelos esbranquiçados em algumas partes do corpo do animal – laterais do focinho e nas bochechas, abaixo da mandíbula e do queixo, no peito e estômago, na parte inferior da cauda e na parte interna das pernas.
Temperamento
Cães dessa raça são territorialistas, leais aos seus tutores, carinhosos, desconfiados com desconhecidos, independentes e na maior parte do tempo silenciosos. Costumam se apegar a um integrante da família.
Se socializados com crianças e outros animais desde filhotes, poderão conviver em harmonia. É de grande importância que o tutor disponibilize um tempo para a educação do animal ou melhor, contrate um adestrador profissional. Além de ajudá-lo nessa missão de torná-los obedientes poderão trabalhar também os possíveis medos que o cão venha a ter.
São também adaptáveis a diferentes famílias e ambientes.
Cuidados
Assim como outras raças, o shibainu deve receber uma alimentação adequada e balanceada, ter água a disposição sempre e ter seu espaço e objetos sempre limpos.
Devem ser escovados com frequência principalmente nas épocas de troca de pelagem.
Por terem muita energia, devem gastá-la durante os passeios e atividades propostas pelos tutores.
Saúde
Os cães dessa raça têm uma expectativa média de vida próxima aos 15 anos e não costumam ter muitos problemas de saúde.
São considerados saudáveis e resistentes, porém podem ter predisposição a algumas possíveis patologias. Dentre elas pode-se citar a displasia de quadril (doença hereditária provocada pela má formação das articulações), luxação de patela (deslocamento do joelho), problemas hereditários dos olhos (atrofia progressiva da retina) e na pele.
É importante que o cão seja levado sempre nas consultas de rotina e acompanhado por um médico veterinário.
Por Ana Lúcia Guarnieri
Recommended Posts
Explorando o mundo com nariz. A Importância do Faro para o Bem-Estar do Seu Cão
4 de novembro de 2024
Serengeti: um gato com ares selvagens e coração aventureiro
4 de novembro de 2024
Cachorros na Piscina: Dicas para Garantir a Segurança e a Diversão
8 de outubro de 2024