fbpx

Conheça as particularidades da raça Pug!

Conheça as  particularidades  da raça Pug!

Cães Pug estão entre os mais dóceis; são ideais para tutores que gostam de companhia sempre

Os cães da raça Pug tornaram-se muito populares no Brasil, principalmente nos últimos anos. É comum encontrarmos exemplares da raça em passeios por parques, praças, shoppings e outros espaços que são pet friendly.

Não é à toa que eles são os queridinhos de muitas famílias. Adjetivos para descrevê-los não faltam: fofos, lindos, carinhosos, sociáveis, apegados aos donos, companheiros, fieis, brincalhões etc.

A raça, originária da China, é apontada como uma das mais antigas do mundo. Há publicações que afirmam que ela existe desde 700 a.C. Tal constatação dá-se por haver efígies de porcelanas que sugerem a retratação deste cão nesta época.

Na Europa, está presente desde o ano de 1500, graças aos comerciantes da Companhia Holandesa das Índias Orientais. Por décadas, foram cães pertencentes somente a monges tibetanos e nobreza chinesa.

Até 1877 a raça contava com exemplares apenas na cor fulvo, um amarelo meio alaranjado. Neste ano, um casal preto foi introduzido a partir do Oriente.

A América, especificamente aos EUA, chegou após a Guerra Civil. O Kennel Club reconheceu a raça em 1885.

Características

Os Pugs são cães de porte pequeno, fortes, robustos e que têm uma expectativa de vida de 12 a 16 anos. Pesam de 6kg a 8kg e podem ter até 30 cm de altura.

São braquicefálicos, ou seja, têm focinho curto e achatado. Apresentam cabeça relativamente larga, redonda e proporcional ao corpo; rugas na testa; orelhas finas, macias como veludo nos formatos em rosa ou botão; olhos escuros e relativamente grandes de formato redondo; cauda firmemente enrolada sobre o quadril.

Segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) são aceitos na raça animais das cores prata, abricó, fulvo ou preto, sendo cada uma claramente definida para fazer um completo contraste entre as cores, o traço e a máscara (focinho).
Quanto ao aspecto da pelagem, deve ser fina, lisa, macia, curta e brilhante, nem áspera e nem lanosa.

Latido – O latido do Pug é diferenciado e uma característica da raça. O som é parecido com um roncar alternando com grunhidos, que dão a impressão que o animal está engasgado. O som torna-se mais longo e agudo quando quer comunicar-se com alguém.

Personalidade

Os Pugs têm temperamento equilibrado, tendem a ser calmos e bem-humorados. São muito apegados aos seus donos, estando sempre acompanhando seus tutores pela casa. Gostam de ser mimados e de mimar.

São fieis, valentes, inteligentes e muito sociáveis, principalmente com as crianças. É importante frisar que como ocorre com outras raças, a socialização deve acontecer quando esses cães ainda são filhotes.

Adaptam-se facilmente aos mais diversos ambientes (desde que sejam arejados e frescos), pessoas de diferentes personalidades e idade, e a outros animais de estimação.

A raça é recomendada por muitos como ótima escolha para quem quer criar mais do que um pet em casa.

Cuidados

Além dos cuidados com a higiene do cão e dos seus espaços e brinquedos, os tutores devem também preocupar-se com a alimentação, que deverá ser de qualidade e em quantia certa. Animais dessa raça têm predisposição maior à obesidade canina.

Os exercícios físicos devem ser moderados. Pequenas caminhadas são indicadas em horários mais frescos do dia.

É preciso atentar-se também a higiene dos olhos do animal e as rugas. Estas são locais propícios à proliferação de fungos e bactérias. O ideal, é mantê-las sempre limpas com produtos veterinários indicados pelo veterinário que acompanha o animal.

Quanto a escovação da pelagem deve ocorrer com frequência. Se possível, diariamente.

Saúde

Os Pugs necessitam de acompanhamento veterinário com consultas mais frequentemente que outras raças por conta da sua anatomia.

São intolerantes a altas temperaturas (podem ter hipertermia) e a excesso de exercícios físicos. Quando realizados intensamente, podem apresentar alguns problemas respiratórios.

É comum que surjam nos Pugs os seguintes problemas de saúde: otite canina; alergias e doenças relacionadas aos olhos.

A vacinação e vermifugação também devem ser mantidas em dia para a boa saúde do animal.

Por Ana Lúcia Guarnieri

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *