fbpx

Camila Milhassi

Camila Milhassi

Camila Milhassi é empresária e esteticista pet. Formada pela Universidade Unipet Campinas há 10 anos, atua à frente da Pet Fofos.

Dentre os serviços prestados pela profissional estão o de tosa e banho, que podem ser solicitados pelos clientes em domicílio ou na loja física.

Nesta entrevista, ela nos conta sobre a profissão, tosa e banho em pets.

Revista My Pet – Como surgiu seu interesse por banho e tosa?
Camila – Desde pequena, sempre fui apaixonada por animais e aí surgiu a vontade de cuidar deles.

My Pet – Há quanto tempo está na profissão?
Camila – Sou esteticista pet desde 2012. Neste ano, completei 10 anos nesta profissão, que tanto amo.

My Pet – Quais foram os maiores obstáculos no início da sua carreira?
Camila – De todos, acredito que a falta de experiência tenha sido o mais significativo. Graças a Deus, o superei rápido. Depois peguei o jeito rapidinho e com o tempo fui me aperfeiçoando cada vez mais com a prática até me tornar a profissional que sou hoje.

My Pet – Tem obstáculos ainda hoje?
Camila – Os obstáculos atuais são bem diferentes do início. Destaco a falta de mão de obra especializada no mercado de trabalho. Preciso de pessoas para atuarem na minha empresa, mas é difícil de encontrar profissionais qualificados neste tipo de trabalho.

My Pet – Há dias de glória?
Camila – Sim! Existem e são frequentes! Dias de glória para mim são aqueles que vejo a satisfação dos meus clientes após a finalização do meu trabalho, que faço com tanto carinho e dedicação. Isso não tem preço.

My Pet – Atualmente trabalha sozinha ou sua equipe conta com mais profissionais?
Camila – Nos atendimentos a domicílio sempre tenho uma pessoa junto a mim. Vamos em duas profissionais. Como temos também a nossa loja física, conto com outras duas especialistas.

My Pet – Estamos próximos aos meses mais quentes do ano. A tosa e o banho são mais indicados nessa época?
Camila – São sim! É importante ressaltar que o trabalho de tosa deve ser feito apenas nos animais de estimação que podem ser tosados, que tem o crescimento de pelos constantemente.

My Pet – Nesses meses mais quentes, a procura pelo seu serviço é maior?
Camila – Sim, principalmente a tosa. Quando contabilizamos os serviços prestados aos nossos clientes, a busca pela tosa é maior.

My Pet – Há diferença entre as raças e portes quanto a necessidade de tosa?
Camila – Existem sim. Algumas raças específicas não podem ser tosadas, pois podem ocasionar problemas de pele. As raças com crescimento de pelos constantes podem ser tosadas, mas sempre indicamos uma tosa que fique pelo menos com 1 cm de altura para proteção da pele.

My Pet – O que é mito e o que é verdade quando falamos sobre tosa canina?
Camila – Darei um exemplo. A pelagem dos pets funcionam como um filtro físico que protege a pele no verão e da exposição direta ao sol. Como eles não suam pela pele, não há transpiração e nem resfriamento, então quem faz esse papel é o pelo.

My Pet – A tosa higiênica deve ser feita de quanto em quanto tempo?
Camila – Esta tosa deve ser feita uma vez no mês para manter os pelos curtos. Quando em excesso, nas patinhas (coxins) por exemplo, poderá fazer com que o pet escorregue ocasionando problemas de coluna e articulações.

My Pet – Quais benefícios a tosa pode oferecer aos cães?
Camila – A tosa é um cuidado que depende muito da particularidade de cada pet e os benefícios são vários. Além do pet estar sempre fofinho, em alguns casos, a tosa auxilia alguns tratamentos de pele. Lembrando que algumas raças não devem ser tosadas.

My Pet – Há algum malefício?
Camila – Pode haver sim. Algumas raças e tipos de pelagens não precisam de tosa. Nestes casos, devem ser feitas somente por indicação do veterinário que atende o animal em questão.

My Pet – Quais são os principais tipos de tosa?
Camila – Eles são três: tosa bebê (tesoura), tosa geral e tosa higiênica.

My Pet – O que é preciso para ser um profissional de estética canina?
Camila – Na minha opinião, o principal quesito para atuar no ramo é gostar de animais somado aos aperfeiçoamentos e atualizações sobre as novas tendências e produtos. Assim, é possível poder ter sempre algo novo para oferecer para os clientes.

My Pet – Na sua opinião, qual é o maior desafio pra quem pensa em se dedicar a essa área profissionalmente?
Camila – Acredito que seja o mesmo que o meu lá atrás. A falta de experiência no ramo.

My Pet – Quais dicas você dá para os nossos leitores quando forem escolher um tosador?
Camila – Escolha um profissional que se preocupe com o bem estar do seu pet. Às vezes você pode encontrar um profissional que não faça a tosa perfeita, mas se o seu pet for tratado com carinho e amor, ele é um profissional!

 

por Ana Lúcia Guarnieri


Recommended Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *