A importância da Ultrassonografia na veterinária
A ultrassonografia é um método diagnóstico por imagem, bastante utilizado na medicina veterinária por ser não invasivo, indolor e prático de ser executado, o que viabiliza a sua realização sem dificuldades e nas mais diversas circunstâncias.
Nesse método é possível diagnosticar inúmeras patologias, entre elas as do sistema urinário.
Uma comum doença do sistema urinário inferior (bexiga urinária e uretra) é a litíase que é a formação das conhecidas pedras ou cálculos. Existem pedras (urólitos) com variáveis composições minerais, mas independentemente do tipo, são muito facilmente detectáveis à ultrassonografia.
Os sintomas mais evidentes dessa condição são: aumento da frequência de micção em pequenas quantidades, presença de sangue na urina e a dificuldade em urinar ou mesmo ausência de micção em casos de obstrução. Pode acometer cães, gatos e até mesmo outros pets como coelho, porquinho da Índia, etc e tem como causas desde infecções até fatores nutricionais, hereditários e predisposição racial ou de espécie.
É de extrema importância que nesses casos se procure a avaliação de um médico veterinário clínico e que concomitante ao exame clínico sejam feitos exames complementares como a urinálise e a ultrassonografia, entre outros, para que seja feito um diagnóstico assertivo e consequentemente um adequado tratamento e desfecho do quadro.
Escrito pelos profissionais da Pet Exames
Recommended Posts
Explorando o mundo com nariz. A Importância do Faro para o Bem-Estar do Seu Cão
4 de novembro de 2024
Motivos para Fome Excessiva em Gato: Quando se Preocupar?
4 de novembro de 2024
Cachorros na Piscina: Dicas para Garantir a Segurança e a Diversão
8 de outubro de 2024